UM DOS RAROS PROTÓTIPOS ORIGINAIS DO FORD GT40 SURGE À VENDA NO REINO UNIDO

O Ford GT40 é um mito do automobilismo clássico e sua história está cheia de histórias, muitas delas bem conhecidas do mundo da competição. O carro que aparece nas imagens é precisamente uma delas, pois se trata de um exemplar muito destacado do modelo.
Embora não se trate de nenhuma das unidades que conseguiram vencer nas 24 Horas de Le Mans entre 1966 e 1969, este exemplar do Ford GT40 é um dos protótipos originais que foram criados para o desenvolvimento da versão de competição. Protótipos que não só foram utilizados extensamente durante os testes, como também foram usados como veículos oficiais em competição, com alguns dos melhores pilotos da época em seus comandos.
Após um primeiro protótipo criado para apresentar o projeto e ser o modelo na frente das câmeras da imprensa, foi fabricada uma série de protótipos destinados ao desenvolvimento da versão final, criada especificamente para competição, embora depois houvesse uma versão ligeiramente descafeinada destinada às ruas. Essa primeira série era formada por cinco protótipos, dos quais os dois primeiros, com número de chassi GT/101 e GT/102, foram destruídos na época, de modo que só conseguiram sobreviver os três últimos, GT/103, GT/104 e GT/105.
O exemplar que aparece nas imagens é o último deles, o chassi GT/105, que embora tenha sido usado extensamente durante os testes de desenvolvimento e em competições, milagrosamente nunca chegou a sofrer um acidente. Por isso que esta unidade não só se encontra em perfeito estado, como também conta com altas doses de originalidade.
Este foi o primeiro chassi que recebeu o motor V8 289 (4.74 litros) e a transmissão ZF, e foi usado pela equipe tanto para os numerosos testes de desenvolvimento como para competir, o que fez como veículo oficial em provas como Reims, Sebring e Daytona, embora também fosse utilizado durante os testes em Le Mans ‘65. No seu comando estiveram pilotos do porte de Richard Attwood, Bruce McLaren, Jean-Louis Schlesser, Phil Hill, Frank Gardner, Roy Salvadori, Bob Bondurant, Giancarlo Baghetti, Maurice Trintignant, Peter Sutcliffe, Bob Grossman e Umberto Maglioli, entre outros.
Este é o único exemplar de seu tipo que permanece em mãos privadas, já que os outros dois protótipos sobreviventes fazem parte da coleção Shelby, de modo que nunca chegaram a mãos privadas. Este exemplar agora se encontra à venda por um preço não declarado no especialista britânico Duncan Hamilton Rofgo.