UM FORD MUSTANG COM 4 MOTORES V8 ENTREGA MAIS DE 2.000 CV

Embora grande parte das competições nos Estados Unidos seja praticamente desconhecida para os aficionados de meio mundo, a verdade é que federações como a NHRA (National Hot Rod Association) contaram no passado com algumas das categorias automobilísticas mais brutais e espetaculares do planeta. Como é o caso dos Funny Cars, autênticos monstros devoradores de borracha e gasolina, criados com mais vontade de chamar a atenção do que competir.
Um bom exemplo do quão impressionantes podiam chegar a ser os veículos que participavam nessa categoria é este Ford Mustang Mach IV, denominado assim não por estar relacionado com a mítica versão Mach 1 do Mustang, mas por sua principal característica, os 4 motores V8 que podemos encontrar entre os eixos. Estes motores são perfeitamente visíveis, já que foram montados sem carroceria alguma que os cobrisse, de modo que são o traço mais distintivo do modelo.
Essa brutal preparação foi realizada no final da década de 60 para competir na categoria Funny Cars, que como é evidente, permitia uma enorme margem de manobra aos engenheiros para que realizassem qualquer tipo de modificação técnica. Naquela época era bastante habitual que os preparadores recorressem à solução de multiplicar os motores com a intenção de elevar a potência o máximo possível, e esta peça não fica atrás precisamente em termos de cavalaria.
Os 4 motores que aparecem nas imagens são plenamente funcionais, 4 blocos V8 351 (5.75 litros cada um) que entregam uma potência total combinada que se estima entre 2.000 e 3.000 cv. Apesar do seu aspecto, essa preparação é muito rudimentar a nível técnico, pois os 4 motores estão conectados ao eixo traseiro através de uma única embreagem mediante engrenagens, de modo que não há necessidade de controlar as rotações e a conexão dos 4 motores em separado. Se por algum motivo um deles não alcançar as rotações desejadas, ele será arrastrado pelo torque dos outros três blocos. A pleno rendimento é capaz de completar o quarto de milha em menos de 8 segundos com uma velocidade de saída de 290 km/h.
Apesar da carroceria, o modelo utiliza um chassi muito mais longo que o original criado especificamente para este dragster, mas por algum motivo respeitaram o habitáculo e todos os seus acessórios, o que é muito pouco habitual neste tipo de preparações destinadas a queimar asfalto nas drag-strips da NHRA. Fabricado em 1969, o Ford Mustang Mach IV foi restaurado a seu estado original há alguns anos, por isso que nestas imagens apareça praticamente como novo. Este exemplar único se encontra atualmente exposto no museu da Galpin Auto, no Vale de San Fernando, próximo de Los Angeles, Califórnia.