UM FORD MUSTANG SVT COBRA R 2000 COM SOMENTE 772 KM SERÁ LEILOADO NOS ESTADOS UNIDOS

Antes da chegada do Ford Mustang em sua quinta geração, com um estilo clássico que lançou novamente o pony car ao estrelato, a Ford oferecia um Mustang que, embora não tenha a mesma fama do seu sucessor, continua sendo um interessante esportivo de preço razoável que deve ser levado muito em conta. Nesta ocasião surge uma unidade muito interessante, um Ford Mustang SVT Cobra R de 2000 com somente 772 km, que será leiloado no próximo mês de junho.
Devido a diferentes problemas nos modelos anteriores, o Cobra R foi o único Mustang de alto rendimento assinado pela SVT comercializado no ano 2000. No entanto, foi um veículo de alto desempenho que foi desenvolvido em colaboração com algumas marcas bem conhecidas, como Recaro, Brembo, Eibach e BF Goodrich. Além disso, foi lançado no mercado como uma edição limitada de somente 300 exemplares.
Cada um dos exemplares era equipado com um motor V8 de 5.4 litros feito à mão pela SVT com cabeçotes especiais. Este propulsor era capaz de entregar até 390 cv de potência e um torque máximo de 522 Nm. Estas cifras eram sobre o papel, já que alguns testes realizados em banco de potência demostraram que o V8 era capaz de levar números quase idênticos às rodas, de modo que o motor realmente entregava um pouco mais de potência, se levarmos em conta a perda natural que acontece do motor às rodas pela transmissão, que oscila em torno de 15%.
Deste modo, esta unidade muito especial do Ford Mustang SVT Cobra R do ano 2000, recebe um acabamento exterior vermelho com um interior simplificado como medida para manter o peso na raia. Dessa forma, a Ford decidiu prescindir dos bancos traseiros, do ar condicionado, do sistema de som e do controle de velocidade de cruzeiro. No habitáculo surge um par de bancos Recaro com os logotipos ‘Cobra R’ bordados nos encostos, um painel praticamente vazio e um quadro de instrumentos com o fundo branco.
O motor está acoplado, como em qualquer outro Mustang SVT Cobra R do ano 2000, a uma transmissão manual Tremec T-56 de seis velocidades com relações de mudança curtas, especificamente desenvolvida para as corridas de aceleração. Apesar desta configuração, o Cobra R era capaz de alcançar uma velocidade máxima de 282 km/h.
A casa de leilões Mecum Auctions leiloará o exemplar que aparece nas imagens entre os próximos dias 23 e 28 de junho em um evento especial que será realizado em Indianápolis, Estados Unidos. Não foi especificado o preço estimado de venda desta unidade, mas se levarmos em conta que o seu hodômetro marca somente 480 milhas (772 quilômetros) e que se trata do número 52 da série limitada de 300 unidades, espera-se que não será vendido por pouco.