UM FORD T PARA VOAR

Carros que voam ainda não se tornaram realidade, mas isso não quer dizer que fabricantes de automóveis nunca tenham produzido máquinas que cruzam os céus. A Ford, por exemplo, já foi uma fabricante de aviões.
Seu fundador, Henry Ford, se aventurou pelos ares entre os anos de 1925 e 1933, quando lançou seu primeiro avião, o Trimotors: acessível, robusto e potente - quase um Ford T voador.
A aeronave Ford, criada para uso comercial, vendeu mais de 199 unidades e marcou sua presença ilustre no filme Indiana Jones e o Templo da Perdição, de Steven Spielberg, e também na Casa Branca, quando transportava - vez ou outra - o presidente da época, Franklin Roosevelt.
O Trimotors foi o primeiro avião da Ford construído em fuselagem de metal e o pioneiro no setor de aviação comercial no mundo. Foi ele que deu início a este mercado na época.
Embora a Ford não fabrique mais aviões, o design das máquinas voadoras inspira, até hoje, modelos da companhia. Exemplo disso é o supercarro Ford GT, que traz uma tecnologia totalmente nova - e que a Ford busca patentear em breve - em que o aerofólio muda de forma (como em uma aeronave) quando o carro está com o modo corrida ativado para aumentar seu desempenho em até 14%.
Outro veículo Ford que teve seu design inspirado em uma aeronave mais recentemente foi a F-150 Raptor. A posição das luzes, as cores do carro e todos os detalhes relativos ao design do automóvel foram influenciados pelo F-22, um dos principais aviões americanos de combate, destacado por sua velocidade, robustez e performance.