UM INFORME GARANTE QUE OS ACURA NSX TYPE R E NSX ROADSTER CHEGARÃO EM 2021

Toda a informação relacionada com as novas versões do Acura NSX parece ser um deja vu, pois a cada 12 ou 18 meses assistimos ao surgimento dos mesmos informes, que ano após ano garantem que, em um prazo de 12 meses serão apresentadas as novas versões do NSX. Os longamente anunciados NSX Type R e NSX Roadster ou Spider, qualquer que seja o nome definitivo da suposta versão aberta do modelo híbrido.
O que há de certo nestes informes? A estas alturas não ousamos a pôr a mão no fogo por novos anúncios relacionados com este modelo, pois teoricamente estas novas versões deveriam ter sido apresentadas há cerca de dois anos. Mas a verdade é que durante este tempo sempre demos informações procedentes de fontes confiáveis ou que pelo menos tivessem a garantia suficiente para levarmos em conta. Nesta ocasião trata-se de um meio de comunicação japonês com fortes contatos com os fabricantes locais e que já foi fonte de grandes vazamentos no passado, a publicação Best Car, que, além disso, afirma que a chegada destas versões foi postergada, embora não esclareça por qual motivo.
Segundo este relato, a Honda (Acura) decidiu atrasar o lançamento do novo NSX Type R até outubro de 2021 e a apresentação da versão conversível do modelo, o futuro NSX Roadster, até dezembro deste ano. Desconhecemos a razão de tanto atraso destas novas versões, que se supunha que estavam em desenvolvimento já em 2017 e 2018. No entanto, é muito provável que a marca tenha decidido priorizar projetos mais importantes e relevantes, como o desenvolvimento e lançamento do novo Honda ‘e’ e o elétrico de sua joint-venture na China, o Everus VE-1.
O suposto Acura NSX Type R será uma versão mais leve e convenientemente potenciada do esportivo híbrido, o qual a mencionada publicação assegura que contará com um motor V6 evoluído e uma potência total combinada de 650 cv. Números praticamente iguais aos que vazaram na ocasião. Por sua parte, o NSX Roadster será tão somente a versão de teto aberto do esportivo que está disponível atualmente em alguns mercados, pois o NSX Coupe foi retirado da oferta da Honda/Acura em alguns países.
Devemos confiar nestes relatos? Em princípio sim, mas tanto atraso denota que estes projetos não são muito importantes para a empresa japonesa. O que não surpreende, dado o caráter minoritário deste modelo. De modo que cabe a possibilidade de que foram atrasados em seu momento para priorizar outros projetos, mas também significa que a marca pode simplesmente eliminá-los em qualquer momento antes do final de 2021. É conveniente lembrar que estas versões não foram confirmadas pela marca em nenhum momento, embora tivéssemos chegado a ver um protótipo do NSX aberto, mas isso foi em 2012.