UM MERCEDES-BENZ 190 E 2.3-16 GRUPO A PARA MARCAR OS 125 ANOS DA DIVISÃO MOTORSPORT
Em 2019 a Mercedes-Benz cumpre 125 anos participando de competições automobilísticas em todo o mundo. Cada um celebrou o aniversário como quis, mas o ex-piloto Andrew Miedecke teve uma das melhores ideias possíveis: pegar um veículo mítico da marca alemã dentro da história da competição, o Mercedes-Benz 190 E 2.3-16 Grupo A, e restaurá-lo para devolvê-lo ao seu melhor estado original possível.
A história deste exemplar é bastante interessante. Começou sua jornada na DTM como um modelo preparado pela equipe RSM Marko, mas depois foi enviado à Austrália onde correu em Bathurst em 1986 na James Hardie 1000 junto com outra unidade idêntica.
Naquela ocasião foi conduzido pelo campeão de Fórmula 1 Denny Hulme e pelo austríaco Franz Klammer, medalhista de esqui alpino. O Mercedes-Benz 190 E 2.3-16 Grupo A teve que conformar-se com uma nona posição, já que nas partes de curvas seu rendimento era exemplar, mas nas retas mais longas seu motor 2.3 tornava-se curto em relação aos propulsores mais potentes de seus rivais.
Depois do evento ambos os exemplares foram vendidos a Phil Ward, um corredor local, que os levou à corrida de Mount Panorama em várias ocasiões, chegando a ficar com a vitória em 1990 com John Goss ao volante. Depois foram modificados para participar no 2.0 Super Touring Championship australiano.
Daí foram vendidas a um comprador americano que as enviou aos Estados Unidos, voltaram a aparecer em 2012 e daí foram enviados novamente à Austrália, ainda como um par. Foi Miedecke quem comprou este exemplar, que agora mostra seu nome.