UM PROTÓTIPO SOBREVIVENTE DO TVR GRIFFITH 200 APARECE À VENDA

Dos inúmeros eventos que a RM Sotheby’s tem programado para este ano podemos destacar um leilão muito particular, a venda da enorme coleção Elkhart. Ela foi formada por Najeeb Khan, um empresário que no final de 2019 foi preso por fraude e que parecia contar com um apetite voraz pelos veículos de coleção, já que chegou a juntar em sua garagem até 230 carros e 30 motocicletas, além de vários caminhões, trailers e objetos acessórios. Sua enorme coleção foi embargada no final do ano passado e será colocada à venda no início do próximo mês de maio.
Independentemente das atividades deste empresário americano, é evidente que ele contava com um gosto bastante eclético e uma grande paixão pelos esportivos clássicos europeus. Entre os vários lotes colocados à venda existem modelos a partir de 1903 até início do século XXI, embora a grande maioria sejam esportivos europeus, como os Lamborghini Miura 1969, Aston Martin DB5 1964, Iso Grifo GL Series I 1968 e inclusive um dos raros Jaguar E-Type Lightweight Continuation 1963.
Entre os numerosos veículos que foram colocados à venda podemos destacar o raro exemplar de um esportivo britânico, uma peça histórica que, além disso, devido à sua particular configuração, é um exemplar único.
Trata-se de um dos 3 protótipos que foram fabricados para o desenvolvimento do TVR Griffith 200 e contava com um motor Ford V8 de 260 polegadas cúbicas, o que significa 4.2 litros. É surpreendente que um modelo de tamanho tão reduzido como este, contasse naquela época com um motor tão grande e potente, porém o mais curioso é que esta unidade foi a única da série que montou um motor com esta cilindrada. Todos os exemplares posteriores contaram com um motor ainda maior, um V8 289 (4.7 litros) também de origem Ford.
Se olharmos pela vista lateral percebemos como o modelo é realmente pequeno, de modo que podemos ter uma ideia do comportamento radical que devia ter o minúsculo esportivo com os enormes motores V8 Ford. Este exemplar foi utilizado durante o desenvolvimento do modelo e foi conservado durante mais de 50 anos por seu primeiro proprietário, que não só o manteve bem guardado em sua garagem, como a todo momento foi conservado e mantido em condições de funcionamento. Por isso que se trata de uma unidade bem conhecida pelos colecionadores e especialistas da pequena empresa britânica e, portanto, uma oportunidade para aquele que queira adquirir uma peça única como esta, parte importante da história do fabricante.