UM RARO FORD SIERRA RS COSWORTH ESTÁ À VENDA NO REINO UNIDO

Já vimos leilões e diversas vendas de exemplares do Ford Sierra RS Cosworth, no entanto, nunca antes de uma unidade tão rara. Os britânicos do TheMarket.co.uk acabam de anunciar que será oferecido aos colecionadores de automóveis e entusiastas da linha Ford a oportunidade de adquirir um Ford Sierra RS Cosworth muito raro, uma unidade de pré-produção.
Construído como parte do 4P - ‘Programa de Prova Prévia à Produção’ - da Ford antes do início da produção completa do automóvel, esta é uma das 10 unidades com volante à direita.
Seguramente ninguém viu uma unidade de pré-produção rodando pelas estradas, isso porque pelo menos 7 destas 10 unidades tão especiais foram convertidas em unidades de rally, sobrando tão somente 3 delas como modelos de rua. Destas três, esta é a única que se tem conhecimento no dia de hoje.
A procedência do automóvel foi confirmada por membros da equipe original da Ford Special Vehicle Engineering (SVE). Sua carroceria apresenta um acabamento em Moonstone Blue, lembrando que a maioria dos modelos eram brancos.
Como um modelo de três portas emplacado no Reino Unido, esta unidade acumula 68.000 milhas - cerca de 109.000 km - e se espera que seu valor de venda possa alcançar as 60.000 libras esterlinas, algo como 406.500 reais ao câmbio de hoje.
Fabricado aproximadamente nove meses antes de que começasse a produção oficial, este automóvel foi emplacado pela primeira vez no Reino Unido em 30 de outubro de 1985. Enviado por seu proprietário à Nova Zelândia em 1994, passou quatro anos armazenado enquanto o seu motor era reconstruído.
Depois de mudar de mãos mais duas vezes, o proprietário atual do automóvel, que o adquiriu em 2009, fez algumas melhorias até o ponto de instalar um climatizador.
Com o cuidado de preservar sua originalidade através do uso de peças originais da Ford, o automóvel recebeu um novo teto, espuma nova nos assentos dianteiros, novos faróis e lanternas, molduras, vedações nas portas e janelas, sensores elétricos, buchas, fluídos e um novo splitter frontal.
O volante original de três raios está presente e em bom estado, assim como o reprodutor de fita cassete da marca Ford e o painel de controle do áudio. O automóvel inclusive conserva um adesivo original do concessionário Ford no vidro traseiro.
Repatriado ao Reino Unido em 2016, hoje com 35 anos de idade, a unidade se apresenta em perfeito estado de conservação e no aguardo de um novo dono.