VEJA UM VÍDEO ONBOARD DO BUGATTI CHIRON PUR SPORT RODANDO EM NÜRBURGRING

Nürburgring geralmente é o lugar onde uma grande variedade de marcas faz os ajustes finais em seus carros antes de saírem ao mercado, e certamente um Bugatti concebido especificamente para a pista não iria ser uma exceção. No meio do seu exigente programa de testes que o levou a diversas pistas como a alemã de Bilster Berg, o novo Bugatti Chiron Pur Sport chegou à verdadeira prova de fogo em seus ajustes finais, rodando no circuito alemão de Nürburgring Nordschleife.
O famoso Inferno Verde foi o cenário escolhido pela Bugatti para os testes finais do seu novo modelo. Um conjunto de sinuosas curvas e desníveis de mais de 20 km, perfeitos para comprovar a dirigibilidade e o bom funcionamento de sistemas como o software que controla o chassi, responsável por elementos como a direção e o amortecimento. A verdade é que toda esta melhorada regulagem parece funcionar muito bem vendo este vídeo onboard que mostra o Bugatti rodando a toda velocidade em uma das zonas mais rápidas do traçado alemão.
“É extremamente importante para nós que o cliente do Chiron Pur Sport sinta instantaneamente o enfoque muito mais radical que estamos adotando com este carro em termos de dinâmica de condução”, explica Stefan Ellrott, Diretor de Desenvolvimento da Bugatti. “Com sua topografia incomum, numerosas curvas e a seção de alta velocidade a partir de Döttinger Höhe em diante, o traçado norte (Nordschleife) é muito exigente tanto para o condutor como para o veículo, por isso que é ideal para o nosso novo modelo, que está otimizado para a agilidade e a velocidade”.
No entanto, a Bugatti explica que, apesar deste maior enfoque pelo rendimento em pista, não descuidaram do seu uso no dia a dia. “A impressão do cliente com o automóvel no uso diário é tão importante para nós como correr na pista” diz Jachin Schwalbe, Chefe de Desenvolvimento de Chassis. “Desta maneira, garantimos que a versatilidade deste membro da família Chiron seja igualmente apreciável. O veículo precisa ser extremamente preciso e previsível, mas também fácil de conduzir da maneira habitual de um Bugatti, seja em pistas ou em vias públicas”.
Para enfrentar as exigentes curvas de Nordschleife de uma forma nunca antes vista em um Bugatti, os engenheiros da marca aliviaram em 50 kg o Bugatti Chiron normal, instalando novas rodas e discos de freio e, é claro, trabalharam a fundo na parte aerodinâmica protagonizada por um novo e enorme aerofólio traseiro fixo. Também foi instalada uma suspensão revisada com amortecedores e molas mais rígidos e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 com um composto criado especificamente para este modelo. Tudo isso com o famoso motor W16 quad-turbo com os mesmos 1.500 cv do modelo convencional, mas nesta ocasião com uma transmissão adaptada com relações mais curtas e cerca de 80% de peças novas para priorizar a aceleração sobre a extraordinária velocidade de seus irmãos. Desta forma, a velocidade máxima fica nos 350 km/h, com a zona vermelha do conta-giros se elevando até as 6.900 rpm.
A Bugatti construirá 60 unidades deste Chiron Pur Sport, que terá um preço por volta de 3 milhões de euros. A produção começará no segundo semestre de 2020 em Molsheim, na França.