VEM AÍ O FORD FOCUS RS
O Focus RS será fabricado com base na nova geração do Focus que será apresentada em Setembro e utilizará o motor de 2.3 litros do Mustang com 335 cv. Além disso, a Ford está desenvolvendo um super diferencial autoblocante, mantendo o sistema RevoKnuckle para reduzir os efeitos do torque na direção.
O RS não esteve presente na última evolução do Focus onde houve o facelift do ST, pela falta de um “business plan” rentável, que surgiu agora até por pedido de muitos dos adeptos do Focus. E já existem modelos testando vários componentes.
O grande obstáculo para a fabricação do Focus RS esteve no plano “One Ford” que tinha como único esportivo o Mustang. O sucesso da estratégia e a boa implementação dos diversos modelos, abriu espaço para o Focus RS mantendo o ST e o Mustang. Desta maneira, a Ford pretende entrar mais forte nos nichos de mercado dos esportivos com uma boa linha para competir.
Barb Samardzich, COO da Ford Europe, conduziu uma pesquisa e concluiu que os clientes do Focus ST, do Mustang e do Focus RS são muito diferentes e por isso, compatíveis. Também o fato do RS poder ser produzido nas mesmas linhas de montagem e partilhar a mesma motorização, torna tudo mais simples. Além disso, o carro pode ser vendido nos EUA.
Fica assim evidente que o Focus RS deixou de ser um projeto europeu para tornar-se um Ford esportivo global, exatamente o contrário do que ocorreu com as duas gerações anteriores do RS. O novo Focus RS surgirá apenas no final em 2015.