VOLKSWAGEN GOLF R HURRICANE: COMPACTO ALEMÃO MAIS SELVAGEM COM QUASE 530 CV E 200 KG A MENOS

Os estagiários do Volkswagen Group Retail Germany (VGRD) costumam surpreender com excêntricas preparações sobre a base de modelos da marca. Nesta ocasião o protagonista é este selvagem Volkswagen Golf R Hurricane, que segue os passos dos Golf GTE Skylight (2021) e Golf GTE HyRacer (2020) de anos anteriores.
Os estagiários da marca adicionaram uma série de modificações visuais e mecânicas que o convertem em um hiper hatchback. O modelo foi desenvolvido em colaboração com a Volkswagen R, o piloto de corridas Benny Leuchter e o influencer de tuning Rick RD48. A única pena é que nem o veículo nem os acessórios chegarão à produção.
Lembrando que a denominação ‘Hurricane’ não foi escolhida ao acaso. Faz referência ao Lamborghini Huracán e a outros nomes relacionados com o vento utilizados pela Volkswagen ao longo da história. Com certeza todos se lembram dos Vento e Scirocco. O Golf R Hurricane fez sua estreia ao público no evento ‘R & Coffee’ celebrado na praça AutoStadt, em Wolfsburg.
O compacto se destaca por sua pintura Eifel Green com gráficos pretos e detalhes em fibra de carbono. Esse pack de carroceria adiciona ao esportivo arcos de roda mais largos e saias laterais aerodinâmicas. Diversos painéis da carroceria agora são feitos de fibra de carbono. É o caso do capô, o teto, a aerofólio e a tampa traseira.
Os faróis foram notavelmente escurecidos, ao mesmo tempo que as lanternas traseiras agora estão conectadas através de uma barra de LED de largura total. O Hurricane também conta com um novo jogo de rodas de liga leve de 10 raios da MB Design. Exibe um acabamento de dois tons. Estão calçadas com pneus Pirelli P Zero Trofeo R centradas no uso em pista.
O interior segue um esquema de cores similar ao exterior. Isso pode ser apreciado em um estofamento em Alcantara em tons preto e verde com costuras em contraste. O condutor e o passageiro dianteiro se sentam em bancos de corridas de fibra de carbono com cintos assinados pela Recaro. O banco traseiro foi retirado para reduzir o peso e foi substituído por uma jaula de segurança.
A cereja do bolo se encontra debaixo do capô. Ali encontra-se o motor de 4 cilindros TSI de 2.0 litros. Nele foi adicionado um novo turbo compressor da HGP, um intercooler maior, um software de ECU ajustado, um novo filtro de ar e um sistema de escape modificado. Graças a estas novidades, agora entrega uma potência de 526 cv e 629 Nm de torque máximo.
A potência é enviada às quatro rodas através de uma transmissão automática DSG de 7 velocidades e o sistema 4Motion. O uso extensivo de fibra de carbono se traduz em uma perda de peso de 200 kg. Estamos falando de uma relação peso-potência de nada menos que 2.75 kg/cv. Arrematam o conjunto uma suspensão Eibach e freios cerâmicos maiores. O VW Golf R Hurricane equipa os freios do Audi R8 na frente e os do Audi S8 atrás.