VOLKSWAGEN ID.4 ESTREIA UMA RADICAL VERSÃO OFF-ROAD DE COMPETIÇÃO
O novo Volkswagen ID.4 estreou ontem em competição na corrida NORRA Mexican 1000, uma prova da National Off-Road Racing Association (NORRA) que acontece no deserto da península da Baja Califórnia, no México.
Para poder suportar a dureza desta prova a marca alemã apresentou um protótipo que foi especialmente desenvolvido para este fim e que foi preparado em colaboração com especialistas de porte como Rhys Millen Racing e Tanner Foust Racing.
Embora o exemplar em questão conte com numerosas modificações em termos de chassi, a verdade é que conserva grande parte de sua configuração de série, como é o caso da mecânica elétrica e o pacote de baterias. Além da maioria dos elementos menores, como o painel e inclusive o volante.
Nas imagens podemos ver que conta com um esquema de suspensão totalmente novo que eleva a carroceria consideravelmente para dar espaço a uma suspensão reforçada com muito mais curso e rodas de 18 polegadas calçadas com pneus off-road. Há também os habituais elementos de proteção metálicos nas partes baixas, santoantonio no interior, bancos bucket de competição com cintos e todos os elementos de segurança necessários para poder homologar o modelo. Mas, curiosamente continua montando elementos como o volante original de cor clara e a tela do sistema de infotainment.
Curiosamente não conta com uma mecânica potenciada, de modo que segue montando seu esquema elétrico de 204 cv e um pacote de baterias de 82 kWh. De acordo com a empresa, esperam que o protótipo seja capaz de rodar a maior parte da corrida sem recarregar suas baterias, mas para isso não confiam em sua autonomia elétrica, mas em um gerador a gasolina que foi instalado na parte traseira do carro e que se alimenta de ar pela nova entrada instalada na janela traseira. Este gerador de 50 kWh se alimenta de biocombustível e permitirá a esta versão off-road do ID.4 completar até 98% do percurso da prova sem parar para recarregar baterias, que nesta edição é de 1.141 milhas (1.836 km), a grande maioria delas fora do asfalto.