VOLKSWAGEN ID.5: O SUV COUPÉ ELÉTRICO REVELADO NA EUROPA

A Volkswagen continua explorando novos terrenos com sua linha ID. de veículos elétricos. Após ter lançado um hatchback e um par de crossovers, a marca alemã agora apresenta o Volkswagen ID.5, um modelo que aposta na moda dos ‘SUV Coupe’ e que nasce como um derivado direto do ID.4.
O ID.5 é essencialmente um ID.4 com perfil mais atlético, assim como acontece com o Teramont e o Cross Sport. A Volkswagen busca posicionar seu novo modelo entre compradores ávidos por um SUV fora do tradicional e com um aspecto mais esportivo, por isso que o ID.5 recebe uma parte frontal com certo sabor da linha R e um aerofólio em todas as suas versões.
Entre as configurações disponíveis, a mais atraente é a GTX. A Volkswagen está lançando versões esportivas de seus modelos elétricos sob esta denominação, e no caso do ID.5 se manifesta com dois motores elétricos, um de 110 cv no eixo dianteiro e outro de 207 cv no traseiro, para gerar um total de 305 cv e acelerar de 0 a 100 km/h em 6.3 segundos.
Em um campo mais terreno, o Volkswagen ID.5 também oferece versões Pro e Pro Performance. A primeira, que é a mais acessível, utiliza um só motor de 176 cv e 310 Nm no eixo traseiro, a segunda eleva o poder até 207 cv e 310 Nm. Em ambos os casos utiliza uma bateria de 77 kWh, que reporta 520 km de autonomia de acordo com cifras do ciclo WLTP. A versão GTX reporta 480 km.
Além de compartilhar motores e vários elementos de design com o ID.4, o Volkswagen ID.5 também partilha habitáculo e tecnologia. Haverá um interior minimalista com flashes hi-tech como iluminação ambiental que se retroalimenta ao ativar os comandos de voz, que complementa as instruções do navegador e que indica os níveis de carga. Também haverá um head-up display, serviços remotos e uma grande quantidade de controles tácteis.
A Volkswagen não informou sobre o início das vendas nem o preço do ID.5, embora se espere que as primeiras unidades estejam disponíveis na Europa no começo de 2022. A marca alemã não tem intenção de oferecer este modelo nas Américas.