VOLKSWAGEN PASSAT: FIM DA LINHA PARA A VERSÃO SEDAN

Há muito tempo que vinha se especulando sobre o final do Volkswagen Passat, e ele acabou chegando mais cedo do que se esperava, com um porta-voz da marca alemã revelando que a carroceria sedan de quatro portas deixou de ser produzida - já não é mais possível encomendá-lo.
O desaparecimento do Passat sedan já estava previsto para 2023 com a chegada da nova geração do modelo. Entretanto, os números de vendas bem superiores alcançados pelo Passat Variant (fala-se um ‘ratio’ de vendas de 2:1 a favor da perua) ajudaram a antecipar esta decisão.
Também influenciou no desaparecimento do Passat sedan o fato de a Volkswagen contar em sua linha com o Arteon. Um modelo com características próximas às do Passat que agora desaparece, o Arteon tem ainda a vantagem de contar com cinco portas (trata-se de um liftback) e de contar com um posicionamento mais premium que o Passat.
O fim do Passat sedan pode até marcar o fim de uma era na marca alemã - desde a terceira geração que este formato estava presente na linha Passat -, mas não significa que a Volkswagen abandonará este tipo de carroceria.
Pelo menos é o que indicam as fotos flagrantes do próximo membro da família ID., cujo protótipo conhecido como Aero B, foi visto em testes. Uma espécie de anti-Tesla Model 3 da Volkswagen, ele deverá assumir o lugar deixado vago pelo Passat sedan. Baseado na plataforma MEB, estará disponível em versões com tração integral e traseira e deverá contar com a companhia de uma versão perua.