VOLTA À MESA O ASSUNTO DE UM LAMBORGHINI ELÉTRICO
O Lamborghini elétrico com o qual alguns sonham e outros parecem ter um pesadelo, poderá estar mais perto do que pensamos. Até a um tempo atrás se falava que a Lamborghini não teria um esportivo elétrico, isso nos tempos Stephan Winkelmann. Com a chegada de Stefano Domenicali o tom da marca mudou, e agora a eletricidade é o futuro, portanto, não será surpresa vermos modelos da marca em configuração híbrida e elétrica, mas isso ainda dentro de alguns anos.
De acordo com a alemã Autobild, o Lamborghini elétrico está bem perto de chegar. Mas isso será um desenvolvimento de vários anos, e do jeito que a marca muda sua maneira de pensar, pode até acontecer de isso nem ocorrer.
O Lamborghini Vitola, assim o modelo é chamado, poderá ser o hiperesportivo que estreará a propulsão elétrica na marca italiana. Ao que parece, o projeto tem uma base técnica bastante viável, derivada dos seus amigos da Porsche e do Mission-E. Acontece que em princípio se pensou no Mission-E como um rival do Tesla Model S, entretanto, a Porsche está gastando uma fortuna para criar a plataforma elétrica J1 e já afirmaram que essa tecnologia será vista em um sedan menor, em um coupe e inclusive em um SUV. Pois bem, poderá chegar também a outras marcas do grupo VW.
A Lamborghini poderá ser uma delas, com a chegada de um esportivo selvagem completamente elétrico, baseado na plataforma J1 já mencionada. Contará com o modo de carga ‘super-rápido’ para poder ser utilizado tanto nas ruas como nas pistas. O desempenho será impressionante, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e 300 km/h de velocidade máxima. Em termos de potência, se o Mission-E produz 600 cv, o esportivo elétrico de Sant’Agata Bolognese poderá facilmente superar os 800 cv.
Sem dúvida, parece que está chegando o momento em que os esportivos começarão a utilizar propulsores elétricos. A McLaren já estuda um P1 completamente elétrico e a Porsche afirmou que o sucessor do 918 certamente renunciará ao motor a combustão.