2019 - BAOJUN E200

O novo Baojun E200 está pronto para chegar ao mercado chinês. Trata-se de um modelo elétrico urbano de dois lugares desenvolvido pela General Motors, de tamanho ainda menor que um Smart ForTwo, que terá um preço de partida muito acessível, que com os subsídios custará o equivalente a 42.000 reais ao câmbio atual.
A chinesa SAIC será a encarregada de produzir esse novo modelo que se destaca por seu formato exterior de desenho específico e aspecto futurista. O carro mede apenas 2.49 metros de comprimento, ou seja, é 20 centímetros mais curto que um Smart ForTwo.
O interior conta com traços simples e um desenho minimalista. Inclui uma tela para o quadro de comandos de estilo flutuante e uma segunda tela no centro para o sistema de infotainment e outras funções. Além disso, inclui 11 diversos compartimentos distribuídos no interior, incluindo um de grandes dimensões debaixo do assento do passageiro.
Esse pequeno urbano puramente elétrico será equipado com um motor de 39 cv de potência (29 kW), em combinação com uma bateria com uma capacidade de 19.2 kWh, que lhe proporciona uma autonomia de 210 quilômetros de acordo com o ciclo NEDC, conseguindo alcançar uma velocidade máxima de 100 km/h.
Surpreende que a pouco tempo do lançamento do Baojun E100 a marca já tenha preparado o seu substituto, mas assim é que parece funcionar a dinâmica no maior mercado do mundo. Trata-se de um carro acessível que certamente conseguirá conquistar os clientes chineses, embora por enquanto o fabricante não tenha informado suas intenções de levar esse pequeno urbano 100% elétrico a outros mercados fora da China.
Embora seja destinado a um uso particular, provavelmente o novo Baojun E200 será, como o E100, utilizado pelas plataformas de carros compartilhados que tanto sucesso está tendo na China atualmente, e que serão beneficiadas pela maior autonomia do novo modelo.