1966 - CITROËN 2CV SAHARA AZ 4X4 BIMOTOR

Dos quase quatro milhões de Citroën 2CV que foram fabricados entre 1949 e 1990, apenas uma pequena fração deles foram edições limitadas ou especiais. Entre estas versões falamos há poucos dias de modelos como o Charleston e o Citroën 2CV 007 de 1981. No entanto, chamou bastante a atenção este raríssimo Citroën 2CV Sahara AZ 4x4 bimotor de 1966, que será leiloado no próximo dia 10 de outubro.
Trata-se de uma das versões do 2CV mais incomuns e colecionáveis do icônico carro francês. A edição Sahara de tração nas quatro rodas se caracteriza, principalmente, por usar um segundo motor para impulsionar as rodas traseiras. Não é o primeiro carro com dois motores que conhecemos, mas sempre é chamativa essa configuração mecânica.
Esta engenharia já havia sido testada em alguns concessionários da Citroën dos anos 50. No final daquela década, a fábrica já havia lançado sua versão oficial. Esta versão foi projetada para seu uso no acidentado terreno desértico do norte da África. Os primeiros protótipos foram mostrados à imprensa em 1958 e a produção começou oficialmente em 1960.
O sistema de propulsão era composto por dois motores de 435 cc que desenvolviam 25 CV de potência. Além do segundo motor, o Citroën 2CV Sahara apresentava um chassi especial, suspensão reforçada, rodas mais largas, um par de tanques de combustível debaixo dos bancos dianteiros e inúmeras modificações que lhe permitiam enfrentar terrenos e climas adversos. Em 1962, após a independência da Argélia, a Citroën abandonou a denominação Sahara e o carro passou a denominar-se oficialmente 2CV 4x4. Acredita-se que foram montadas um total de 695 unidades.
Este exemplar em particular, um Citroën 2CV Sahara AZ 4x4 Bimotor, foi entregue novo na Suíça em 1966. O carro, propriedade de uma senhora na época, foi revisado periodicamente por um concessionário suíço de Lyss. O 2CV permaneceu em Zurich até 1975, quando se mudou para a região francesa de Jura. Quatro anos mais tarde, o carro foi desmontado completamente, mas a restauração nunca chegou a começar.
Em 2009, ainda dividido em centenas de peças, seu proprietário atual o comprou e decidiu montá-lo e restaurá-lo por completo. Os trabalhos terminaram em 2017, com sua carroceria na cor cinza, rodas brancas e um interior de tecido e faixas, com o painel e os painéis das portas na cor bege.
Agora, esta unidade será leiloada no próximo domingo, dia 10 de outubro, pela Bonhams. Não foi especificada a quilometragem, mas a casa de leilões assegura que está “pronto para sua próxima aventura”. Junto ao veículo estão incluídos os documentos de registro belgas vigentes e uma inspeção técnica válida até 2026, diversas faturas de restauração, uma revista que apresenta a remodelação e um certificado Citroën Dating. Estima-se que seu preço de venda durante o leilão oscilará entre 70.000 e 90.000 euros.