2018 - DACIA DUSTER PICK-UP BY ROMTURINGIA

A ideia de chegar a ver uma pick-up da Dacia no mercado europeu é algo que vem de longe. Desde que o Dacia Duster se tornou o popular SUV que conhecemos hoje em dia, surge a ideia de que a marca romena se atreveria a comercializar uma pick-up baseada em seu todo-terreno. Em outros mercados esse modelo já teve sua estreia, mas sob a marca Renault. Basta dar uma olhada na jornada do Renault Duster Oroch no Brasil e na Argentina.
Também é importante lembrar do exclusivo Dacia Duster Pick-up 4x4. É verdade que a Dacia já fabricou e vendeu um Duster Pick-up, embora não se tratasse de um veículo de produção em série. Foi fabricado sob a encomenda do maior fornecedor de petróleo e gás da Romênia, a OMV Petrom, quando foram produzidos no total 500 unidades desse veículo puramente comercial.
Com a apresentação da segunda geração do Dacia Duster voltaram os rumores sobre essa pick-up. Embora na Dacia ainda continuem estudando a possibilidade de lançar ao mercado uma pick-up que seja comercializada em todos os países onde tenham presença oficial, hoje em dia isso não ocorre. É onde entra em jogo o encarroçador romeno Romturingia. Graças a ele já podemos ver como seria uma pick-up baseada no novo Dacia Duster.
Os especialistas da Romturingia apresentaram o protótipo de um Dacia Duster Pick-up que continua os passos da pick-up anterior com o emblema da Dacia. À primeira vista é rapidamente reconhecível como um veículo baseado no novo Duster, com a tonalidade da pintura, as proteções e sua frente inalterados. Se observarmos sua lateral a coisa muda, e muito. Sem falar da traseira, que foi remodelada completamente.
Na verdade, surpreende o quanto o veículo está acabado, já que poderia passar perfeitamente como um automóvel de produção. Conta com uma cabine simples e a parte traseira do habitáculo foi eliminada para ganhar espaço na área de carga. A caçamba aberta está coberta com um material resistente que suporta o transporte de todo tipo de mercadorias. Em relação ao SUV de produção, a partir do pilar B tudo foi modificado. Além disso, percebe-se que foram mantidas as lanternas traseiras e o para-choque traseiro do Duster de produção.
Em relação à parte mecânica, debaixo do seu capô se esconde uma motorização diesel, mas não se trata dos novos motores Blue dCi. Esse Dacia Duster Pick-up é propulsionado por um motor de 1.5 litros dCi de 110 cv, que surge acoplado a uma transmissão de seis velocidades e um sistema de tração total.