2020 - DACIA DUSTER SUMMER BY AUTOK9

Os conceitos SUV e conversível parecem antagônicos, no entanto, mais de um fabricante quis demonstrar que há espaço para os crossovers conversíveis. A última proposta a chegar ao mercado foi o Volkswagen T-Roc Cabriolet, um modelo que gerou muito interesse pelo fato de que desembarca nos concessionários com sendo o único conversível disponível na linha Volkswagen.
Agora, o T-Roc Cabriolet não está sozinho. Na Romênia surgiu uma alternativa ‘low-cost’, o Dacia Duster Summer. Isso mesmo, o popular e bem-sucedido Duster se transformou em um SUV conversível, embora tenha um detalhe. Não se trata de um veículo oficial. É uma transformação realizada pelo preparador romeno AutoK9. Embora a base, o ponto de partida, seja um veículo cujo preço é inigualável se considerarmos as aptidões e capacidades do Duster longe do asfalto, o novo Duster Summer busca ‘romper’ com esse legado.
Os especialistas da AutoK9 quiseram dar uma reviravolta no modelo da Dacia para aumentar o seu nível de qualidade e, desta maneira, criar uma autêntica máquina de luxo. Basta dar uma olhada nas imagens para descobrir todas as novidades e melhorias realizadas tanto no exterior como no interior do veículo.
O Duster Summer apresenta uma carroceria com três portas que, logicamente, foi retirado o teto e foi instalado um arco na parte traseira para preservar a rigidez estrutural. Na parte frontal também há mudanças. Na grade e na tela inferior o tom preto é o grande protagonista. Foram instaladas novas luzes LED para a circulação diurna justo acima dos faróis antineblina e, além disso, as rodas são novas.
Na traseira, as lanternas foram escurecidas e a saída de escape, perfeitamente integrada, exibe um acabamento cromado. Aliás, também chama a atenção que o grande protagonista é a cor branca. Inclusive as proteções de plástico foram pintadas nessa tonalidade. E os elementos em preto ajudam a criar certo contraste.
Com relação ao interior do Duster Summer, surge um habitáculo que guarda muito pouca relação com o modelo convencional. Os bancos e o painel foram substituídos e estofados em couro branco. Também foram acrescentadas diversas decorações e inserções inspiradas no mundo náutico.
Na parte traseira encontraremos madeira de teca. Os tapetes de série também foram retirados. É impossível não notar a enorme tela táctil ao mais puro estilo do que encontramos em marcas Premium. Também é importante destacar que estamos diante de um Duster de primeira geração.