2020 - FERRARI F8 TRIBUTO BY NOVITEC

Pouco mais de um ano se passou desde que o Ferrari F8 Tributo entrasse em cena. A nova criação da casa de Maranello chegou ao mercado com um objetivo muito claro, substituir o já veterano F488 GTB. Agora, após esse período e inclusive tendo sido apresentada sua versão conversível, o F8 Spider, um dos principais preparadores do mercado apresentou um interessante programa de ajustes para este modelo.
A Novitec é o grande protagonista do pacote de melhorias para o Ferrari F8 Tributo que foi anunciado. Um pacote destinado especialmente a apertar o motor V8 que equipa o superesportivo italiano, mas que também traz consigo uma série de modificações com as quais muda a imagem do modelo da Ferrari.
O F8 Tributo modificado pela Novitec apresenta agora rodas forjadas Novitec NF9 com tamanho de 21 polegadas no eixo dianteiro e 22 polegadas no traseiro. Estão calçadas com pneus Pirelli P Zero de alto rendimento. Estas rodas estão disponíveis em um total de 72 versões de cores e opcionalmente são oferecidas com uma superfície escovada ou polida. E se não forem do gosto do cliente, sempre se pode optar por qualquer desenho que compõe o enorme catálogo de rodas da Novitec.
As molas esportivas que equipam o F8 Tributo modificado pela Novitec estão calibradas especificamente para os pneus de perfil ultrabaixo. Além disso, ajudaram a reduzir a altura livre da carroceria com relação ao solo em aproximadamente 35 milímetros. Estes componentes podem ser instalados com ou sem o sistema que permite levantar o eixo dianteiro para enfrentar rampas de estacionamento subterrâneas e lombadas.
A todas estas novidades é preciso somar ainda o novo sistema de escape de alto rendimento que, além de modificar notoriamente o som que emana do motor, também ajuda a aumentar o desempenho. É fabricado integralmente de aço inoxidável e é oferecido tanto com ou sem gestão eletrônica do som. As saídas de escape apresentam uma combinação de carbono e aço inoxidável.
Com relação ao interior, Ainda não dispomos de imagens do habitáculo deste F8 Tributo, mas o preparador alemão destaca que pode oferecer inúmeras opções de personalização, como substituir os estofamentos de série por outros de couro combinado com certos detalhes em Alcantara. Igualmente as opções de cores para o interior são muitas e variadas.
Agora, a parte mecânica é onde se encontra a chave principal deste pacote de melhorias. Inclui um kit de potenciação para o motor V8 que equipa o F8 Tributo. De série, essa mecânica de 3.9 litros entrega 720 cv e 770 Nm de torque máximo. Pois bem, agora alcança os 787 cv e 882 Nm, o que se traduz em um aumento de 67 cv e 112 Nm, respectivamente.
Graças a esta melhoria, este modelo da Ferrari é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em somente 2.7 segundos e alcançar uma velocidade máxima superior aos 340 km/h. Não é nada mal.