2018 - FERRARI SP3JC

Enquanto os principais fabricantes de automóveis do mundo aproveitam o Salão de Los Angeles 2018 para mostrar suas últimas novidades, a marca italiana revelou em Maranello o seu último ‘one-off’, o Ferrari SP3JC.
O SP3JC é um roadster único, pois existe somente este exemplar no mundo e nenhum outro será fabricado. Um coche que se soma assim a uma laonga lista de ‘one-offs’ realizados pela Ferrari, onde encontramos modelos igualmente espetaculares, como o recente Ferrari SP38, o Ferrari SP275 RW Competizione e o Ferrari F458 MM Speciale.
Diferente do que em princípio poderíamos pensar, o novo Ferrari SP3JC não é baseado no Ferrari F812 Superfast. Porque na realidade, para criar esse automóvel, os engenheiros da marca usaram como base o Ferrari F12tdf por solicitação do comprador. Lembrando, trata-se da edição limitada a 799 unidades lançada pela empresa um pouco antes de aposentar o F12 Berlinetta.
Dele conserva alguns sinais de identidade, como o longo capô e o atrasado posto de condução. Mas também apresenta muitas novidades, como a ausência de um teto e a presença de novas protuberâncias atrás dos bancos. Sem falar na mudança do perfil pelo fato de tornar-se um roadster, o ponto que mais novidades apresenta é a traseira.
Ali surgem quatro lanternas circulares e um proeminente difusor com quatro saídas de escape integradas em seus extremos. E como o F12tdf, o novo SP3JC utiliza um motor V12 aspirado naturalmente com 6.3 litros. Um bloco que desenvolve 780 cv a 8.500 rpm e 705 Nm de torque a 6.750 rpm.
Um motor de grandes dimensões que é visível através da cobertura transparente presente no capô. Não foi anunciado o desempenho, mas o coupe no qual se baseia chega a 100 km/h em 2,9 segundos. A velocidade máxima situa-se acima dos 340 km/h.