2022 - FIAT SCUDO

Após divulgar um pequeno, mas interessante adiantamento no final do último mês de outubro, acaba de ser lançado o novo veículo comercial leve da FIAT Professional. O FIAT Scudo 2022 já é uma realidade e entra em cena carregado de inúmeras e importantes novidades. A nova van da Stellantis está preparada para enfrentar os novos tempos que correm.
Junto com o novo Scudo foi revelado também a nova van 100% elétrica do fabricante italiano, o novo FIAT E-Scudo. Desenvolvido sobre a plataforma EMP2 da Stellantis, será comercializado nas versões Furgão, Combi e Cabine com plataforma.
O novo Scudo se caracteriza por contar com dimensões exteriores compactas e um grande espaço de carga interior. É uma van perfeita para lidar com a grande cidade. A versão padrão mede menos de 5 metros de comprimento e a altura alcança os 1.9 m.
Embora seja concebido para o transporte de todo tipo de mercadorias, o novo Scudo pode se adaptar a diferentes necessidades. Também pode ser usado para o transporte privado de passageiros. É que pode ser configurado com até 9 lugares.
A parte dianteira do habitáculo pode acomodar até três lugares utilizáveis por passageiros adultos. As opções de configuração são muito amplas. Em função da distância entre-eixos os volumes de carga do Scudo são 4.6, 5.3 e 6.1 m3.
Uma vez acomodados no posto de condução, se estivermos diante de uma versão topo de linha, daremos conta de maneira rápida do nível tecnológico do novo Scudo. O centro nevrálgico do habitáculo é, sem dúvidas, uma tela táctil de 7.0 polegadas. Esse componente é fundamental para manejar o sistema multimídia que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, no quadro de instrumentos há uma tela LCD de 4.0 polegadas e também se pode equipar um Head-Up Display.
A lista de sistemas de assistência à condução é muito ampla. Entre outras tecnologias conta com reconhecimento automático de sinais de trânsito, alerta de mudança involuntária de faixa, alerta de ponto cego, câmera de visão traseira de 180º e alerta de colisão frontal.
No que diz respeito à parte mecânica, o novo Scudo estará disponível com uma ampla seleção de motorizações diesel. A faixa de potência abrangerá dos 102 cv da opção de acesso até os 180 cv do motor de maior desempenho. Junto ao motor escolhido haverá uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma caixa automática de 8 relações.
Para garantir um ótimo comportamento sobre todo tipo de superfícies, o novo Scudo pode ser equipado com o sistema Grip Control. Permite adaptar o funcionamento do sistema de tração em função das condições do terreno. Neve, barro ou terra, por exemplo.
Junto com o novo Scudo, entra em cena uma nova van totalmente elétrica. O novo FIAT E-Scudo está destinado a desempenhar um papel protagonista no processo de eletrificação iniciado pela FIAT Professional. Na linha se situará como o ‘irmão menor’ do atual FIAT E-Ducato. A oferta de vans elétricas está crescendo a um ritmo acelerado e o novo E-Scudo lidará em um segmento onde a concorrência é voraz. Agora, conta com o respaldo da Stellantis.
O novo E-Scudo será comercializado com dois tamanhos de bateria: 50 e 75 kWh. O objetivo principal da bateria escolhida não será outro que alimentar o motor de 100 kW (136 cv) e 260 Nm de torque máximo. A potência é enviada ao eixo dianteiro e a velocidade máxima alcança os 130 km/h. A autonomia alcança os 330 quilômetros segundo o ciclo WLTP para o modelo com bateria de 75 kWh. Com a bateria de menor capacidade a autonomia é de 230 km.
No processo de design da nova van elétrica da FIAT tiveram um objetivo muito claro, oferecer a mesma capacidade de carga que as versões térmicas. Tem uma capacidade de reboque de 1.000 kg, uma carga útil de 1.000 kg e um volume de carga de 6.6 m3.
O tempo de carga variará, logicamente, em função do ponto de recarga utilizado. O novo E-Scudo conta com uma capacidade de carga CA de até 11 kW e até 100 kW em CC. Poderá ser obtido 80% da carga da bateria em apenas 45 minutos.
Quanto à sua chegada ao mercado, o livro de pedidos do novo FIAT Scudo abrirá nos principais mercados europeus neste mesmo mês de dezembro. Os detalhes referentes à linha, como os preços, serão revelados em breve. Será oferecido em três níveis de acabamento (Easy, Business e Lounge).