1966 - FORD GT40 MKI WARWICK GREEN

Foram fabricados pouco mais de uma centena de exemplares do Ford GT40 antes de 1969, dos quais apenas trinta foram destinados a unidades de rua. Estes esportivos clássicos emplacáveis são hoje muito raros de encontrar e tremendamente valiosos, de modo que é um acontecimento quando surge uma destas unidades e ademais em tão bom estado como a que aparece nas imagens.
Este exemplar na cor verde Warwick Green se encontrava à venda no especialista britânico Tom Hartley Jnr., o mesmo que anunciou há um tempo atrás o segundo Ferrari Enzo fabricado e o primeiro protótipo do impressionante McLaren F1 GTR Longtail. Como é habitual neste tipo de modelos, o vendedor não revelou o preço pelo qual mudou de mãos, mas podemos ter certeza que foi por vários milhões de dólares, ou libras esterlinas neste caso.
O Ford GT40 esteve em produção entre 1964 e 1969, período em que foram montados 105 exemplares dos quais alguns não conseguiram sobreviver até nossos dias. A maioria deles era de veículos de competição, pois esse era o verdadeiro propósito do projeto GT40, criar um Sport Prototipo capaz de vencer em Le Mans e o Campeonato do Mundo de Construtores. Embora o resultado final fosse menos importante que vencer a Ferrari em seu próprio terreno.
Desta curta produção apenas 30 foram criados especificamente com a configuração de rua e com isso nos referimos a uma configuração que permitia licenciar o modelo na maioria dos mercados ocidentais. Mas estas versões não eram precisamente mais dóceis que os modelos de competição, pois na verdade muitos deles foram transformados posteriormente para competir.
Esta unidade continua contando com sua configuração de rua original e exibe o número de chassi P/1057, de modo que se trata de um dos primeiros exemplares fabricados da versão GT40 MKI e mostra o mesmo estado que tinha em sua época, incluindo a peculiar cor verde Warwick Green. Nas fotografias podemos admirar o magnífico estado de conservação do modelo, que conta com a direção do lado direito e todos os seus elementos originais, incluindo o motor V8 Ford de 4.9 litros que entrega una potência em torno dos 400 cv. Nada mal para um esportivo de rua fabricado em 1966.