2018 - LADA 4X4 VISION CONCEPT

O Salão de Moscou 2018 teve vários protagonistas nesta semana, começando pelo Renault Arkana, o SUV coupe da marca francesa, e chegando ao Lada 4×4 Vision Concept, um estudo de design que adianta as futuras linhas de atuação da Lada. Desse concept, embora não tenha sido confirmado, poderá sair o novo Niva.
Na parte dianteira surge uma forma de X constituída pela grade e o para-choque, linhas muito retangulares e quadradas, arcos de roda alargados, um capô quase plano, proteção de alumínio na parte inferior do para-choque e um farol duplo completamente em LED. Por outro lado, a parte traseira apresenta o mesmo conceito para as lanternas, um vidro vigia inclinado, um para-choque com um difusor integrado e marcadas linhas de expressão que se estendem pelos costados e laterais protagonizados pelas portas traseiras de abertura invertida. As rodas de 21 polegadas dão o toque final.
O interior também apresenta um estilo muito característico. O habitáculo do Lada 4×4 Vision Concept mostra detalhes em laranja, cinza e alumínio, um sistema de infotainment integrado no painel e ladeado por saídas de ar em cada lado, um climatizador bizona, um quadro de instrumentos totalmente digital, iluminação ambiental, um teto panorâmico de vidro e um volante multifuncional de três raios.
A Lada assegura que o concept foi criado utilizando uma plataforma especial, que mede 4.2 metros de comprimento e torna o SUV dez centímetros mais curto que a segunda geração do Dacia Duster. Diferente do SUV romeno, o concept da Lada utiliza uma transmissão automática de várias relações que o tornam ideal para o uso em todos os terrenos, assim como vãos dianteiros e traseiros curtos e uma grande distância em relação ao solo.
A marca russa não especificou nada sobre o sistema de propulsão do 4×4 Vision, nem se será a base para a próxima geração do conhecido Lada Niva, mas se inspirou nesse último e adianta o futuro da empresa.