2017 - LADA NIVA 4X4 BRONTO

Assim como a Mercedes-Benz tem a sua divisão AMG e a Renault conta com a Renault Sport, a Lada também tem sua divisão especializada na criação de modelos especiais. Trata-se da Bronto, uma empresa que opera em estreita colaboração com a AvtoVAZ.
Para aqueles clientes que acham que as capacidades do todo-terreno russo não são suficientes, o Lada 4×4 Bronto, desenvolvido por esta divisão de veículos especiais da marca, pode ser uma solução.
Essa versão do todo-terreno difere do modelo 4×4 convencional não só pela adição de alguns detalhes estéticos que o tornam único, como também por uma série de melhorias na parte mecânica, que conseguem melhorar suas capacidades fora de estrada.
O Lada 4×4 Bronto melhora o chassi com molas dianteiras reforçadas, assim como com novos amortecedores, além dos eixos traseiros reforçados e um novo diferencial autoblocante. Para melhorar sua capacidade em terrenos difíceis, a Bronto aumentou em 35 milímetros a altura do veículo em relação ao solo, acrescentando ainda rodas de maior diâmetro e pneus maiores.
Exteriormente o Lada é reconhecido por seus para-choques de novo desenho, assim como também pela grade dianteira e as molduras plásticas sem pintar nos arcos das rodas e na parte inferior da carroceria, além das barras de teto.
Debaixo do capô se esconde um motor a gasolina de 1.7 litros que desenvolve 83 cv de potência e um torque máximo de 129 Nm. Surge acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades e de acordo com os dados fornecidos pelo fabricante, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 18 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 137 km/h.
O equipamento inclui freios ABS com EBD, ar condicionado, bancos dianteiros aquecidos, retrovisores com ajuste elétrico, faróis antineblina, etc. Como opcional os clientes também poderão contar com uma proteção para a parte inferior do motor e faróis de longo alcance sobre o teto.
Os preços do Lada 4×4 Bronto na Rússia começam em 656.000 rublos, algo em torno de 37.500 reais ao câmbio atual.