2018 - LADA VESTA SPORT

Embora seja uma marca vendida somente na Rússia e em alguns países do leste europeu, o sucesso dessa marca de baixo custo também é uma consequência direta de oferecer uma maior oferta de possibilidades aos clientes. É isso o que está conseguindo a AvtoVaz com o Lada desde sua integração no grupo Renault.
O fabricante russo apresentará no Salão de Moscou 2018 o novo Lada Vesta Sport, uma versão mais esportiva do modelo que apresenta importantes diferenças e um tratamento especialmente esportivo na carroceria e no interior, adotando detalhes de modelos da linha superior, como uma maior largura nas bitolas dianteira e traseira, o que permitiu distribuir os pesos entre ambos os eixos - 61,5% no dianteiro e 38,5 % no traseiro - e reduzir o peso do conjunto em 19 quilos, ficando em 1.211 quilos. Além dessa nova divisão de pesos, comparado com o Lada Vesta convencional, é significativamente mais longo, mais largo e mais baixo, reduzindo a altura em 162 milímetros.
Tecnicamente, o novo Lada Vesta Sport recebeu modificações na suspensão com uma nova configuração que adota novos amortecedores traseiros, além de ter reduzido a força de elevação no eixo dianteiro de 33 para 7,8 quilos e de 22,2 para 11,6 quilos no eixo traseiro.
Também conta com um sistema de freios potenciado com discos de maior diâmetro e pneus Continental ContiSportContact nas medidas de 205/50 R17 e 205/45 R18, por isso pode utilizar dois diâmetros de rodas de alumínio, em 17 e 18 polegadas. A isso se soma a parte estética da carroceria, com arcos de rodas dianteiros mais largos, novos para-choques - o traseiro com duas saídas de escape integradas e separadas - e um difusor. As carcaças dos espelhos retrovisores são de cor preta.
O motor do novo Vesta Sport é o mais potente utilizado pela Lada, o já conhecido bloco de quatro cilindros e 1.8 litros que desenvolve uma potência máxima de 122 cv, mas que no caso particular desse sedan esportivo, foi espremido um pouco mais para chegar até os 145 cv.
Acoplado a uma transmissão de cinco velocidades oferece um desempenho generoso, sendo mais eficiente graças a uma nova calibração da sincronização das válvulas, uma maior pressão de injeção, um sistema de refrigeração melhorado no compartimento do motor que não supera os 40º na admissão e um eixo comando de válvulas com perfil modificado.