2023 - LAMBORGHINI AUTENTICA

Muita gente imaginava que o Aventador LP780-4 Ultimae seria o último Lamborghini com um motor V12 a combustão, mas a marca italiana tinha outros planos, como demonstram os dois novos modelos únicos, ou one-off, que acabam de ser revelados.
Os chamados Lamborghini Invencible e Autentica, um coupe e um roadster, agora sim servem como despedida para o motor V12 a gasolina da casa, pelo menos sem hibridação. Ambos são baseados, como podemos perceber, no longevo Lamborghini Aventador.
De acordo com o fabricante, os Invencible e Autentica tomam traços de muitos modelos passados da casa, em especial de carros com motor V12, como o Reventón, uma edição especial limitada que era baseado no Murcielago, mas com uma estética que adiantou a do posterior Aventador.
Outro modelo especial que serviu de inspiração para estes one-off foi o Veneno, possivelmente o veículo mais selvagem e radical derivado do Aventador, enquanto que alguns componentes como o capô dianteiro foram tomados diretamente do Essenza SCV12, o monstro V12 de circuito revelado em 2020, com 830 CV de potência.
Os novos coupe e roadster também são uma homenagem ao Sesto Elemento, já que colocam o foco na leveza e no uso de carbono, o sexto elemento da tabela periódica, já que a carroceria é integralmente feita de fibra de carbono. Tampouco falta um agressivo aerofólio traseiro, pensado para um uso em circuito.
O Invencible está acabado em vermelho ‘Rosso Efesto’, enquanto que o Autentica exibe uma cor cinza ‘Grigio Titans’. Em ambos os casos, o motor V12 aspirado em posição central é o mais potente já montado em um carro de rua da marca, já que alcança os 780 cv, assim como um torque máximo de 720 Nm.
É claro que o motor de 12 cilindros surge acoplado à transmissão automática ISR da marca, de 7 velocidades, assim como a associado ao sistema de tração nas quatro rodas. O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2.8 segundos e uma velocidade máxima de 355 km/h.
A marca italiana não informou o preço de nenhum destes dois carros, mas tendo em conta que o Ultimae custava em torno de meio milhão de euros, não serão precisamente baratos, se forem realmente colocados à venda. Por último, a estreia do sucessor do Aventador é esperada para o primeiro trimestre deste ano de 2023, de modo que é possível que conheçamos em breve o V12 híbrido de Sant’Agata Bolognese.