2022 - MAZDA CX-50

Como soubemos recentemente, os planos de futuro no curto prazo da Mazda passam por reforçar ainda mais sua família, incluindo dois grandes SUV com o nome de Mazda CX-60 e CX-80, que chegarão acompanhados de uma nova geração de motores diesel e gasolina Skyactiv-X e Skyactiv-D, além versões híbridas plug-in. No entanto, a marca japonesa já conta com outro SUV a mais, um modelo de tamanho médio que atuará como irmão ligeiramente maior do CX-5 e cuja estreia acaba de acontecer. Estamos falando do Mazda CX-50.
Embora a marca tenha antecipado suas linhas com um breve teaser onde mostrava este novo SUV timidamente entre as árvores de um bosque, agora já dispomos de todas as imagens possíveis da nova criação da Mazda. Falamos de um veículo que exibe uma carroceria robusta que, ao invés de sugerir que estamos diante de uma versão ampliada do estilo coupe do CX-30, parece sugerir que este será um SUV potenciado que levará o conceito original de Veículo Utilitário Esportivo a um novo nível. Isso porque o CX-50 é um produto adaptado a um estilo de vida ativo que também é acompanhado de capacidades de tração total melhoradas e um novo teto corrediço panorâmico.
Todo este conceito nasce a partir de uma plataforma muito familiar, a que atualmente assenta os Mazda 3 e CX-30, embora em forma de uma versão um pouco mais alongada que dá como resultado um SUV de tamanho médio segundo os padrões americanos. Acontece que este modelo foi projetado exclusivamente para os Estados Unidos, na verdade sua fabricação acontecerá em uma planta no Alabama que a Mazda compartilha com a Toyota e da qual sai também o Corolla Cross, uma colaboração pouco habitual entre ambas as marcas japonesas.
“Este novo veículo da Mazda foi desenvolvido para a América do Norte, particularmente para apoiar os estilos de vida ativos e o ar livre dos clientes nesta região. O CX-50 anima as pessoas a submergirem na natureza sem comprometer o design premium e o excelente desempenho na estrada pelo qual a Mazda é conhecida”, destaca Jeff Guyton, presidente e diretor executivo da Mazda North American Operations.
Em todo caso, mecánicamente este CX-50 contará não só com uma plataforma 100% Mazda, mas também com os famosos motores da marca, incluindo em sua linha os conhecidos propulsores Skyactiv de 2.5 litros, seja em sua versão de aspiração natural ou na turbo alimentada. Desta forma, o inovador SUV japonês deixa a estreia da nova plataforma de tração traseira e motores de 6 cilindros para os CX-60 e CX-80, que chegarão posteriormente.
Este será o primeiro Mazda construído na nova planta Mazda Toyota Manufacturing (MTM) em Huntsville, Alabama. Trata-se de uma fábrica compartilhada em 50:50 com a Toyota, com uma capacidade anual de produzir 300.000 veículos (150.000 cada fabricante). A MTM foi concebida como parte de uma colaboração mais ampla entre Mazda e Toyota, que inclui o desenvolvimento compartilhado de tecnologia para veículos elétricos, automóveis conectados e sistemas de segurança avançados. A produção do CX-50 começará em janeiro de 2022.