2022 - PORSCHE 911 TURBO S PIKES PEAK
David Donner, três vezes ganhador da famosa corrida, buscará o recorde de carros de produção na 100ª edição da subida de Pikes Peak. Fará isso a bordo de um Porsche 911 Turbo S com o pack Lightweight.
Quando David Donner se reuniu com Jim Edwards, colecionador de modelos da Porsche, e com Pete Stout, editor da revista 000 Magazine (dedicada à Porsche), para jantar em Napa Valley no ano passado, a conversa rapidamente se voltou ao centenário da célebre prova americana que é celebrada anualmente na montanha do Colorado (EUA). Stout já havia se associado antes com Donner em Pikes Peak em 2020, quando seu Porsche 911 GT2 RS Clubsport obteve o recorde na categoria ‘Time Attack 1’. Não demoraria muito tempo para que eles traçassem um plano para bater o recorde de veículos de produção.
O tempo a bater, 10:18.488 minutos, estabelecido por Rhys Millen em um Bentley Continental GT em 2019, superando a marca anterior de 10:26.896 minutos conseguida pelo próprio Donner em um Porsche 911 Turbo S da geração 991, em 2014. Desde esse momento, Donner já queria recuperar o recorde, de modo que o trio se propôs esse objetivo com o 992 Turbo S com o pack Lightweight que Edwards acaba de adquirir.
Competir com um automóvel de produção em série, ou seja, homologado para seu uso em estrada, em um evento tão exigente como Pikes Peak, é algo único e traz grandes desafios, conforme explica Stout: “Pikes Peak é como Nürburgring para os aficionados do automobilismo: a gente conhece os tempos de referência das melhores voltas. Mas há diferenças notáveis entre uma e outra pista. A montanha de 4.302 metros apresenta uma série de particularidades e riscos que não estão presentes em praticamente nenhum tipo de circuito. Além disso, não se pode treinar no traçado completo, o que quer dizer que os pilotos têm apenas uma oportunidade a cada 12 meses, sempre e quando a meteorologia permita. A expectativa que gera a corrida de Pikes Peak pode ser equiparada a Le Mans, Mônaco ou o TT da Ilha de Man. Além disso, se soma o fato de que é possível competir com um veículo de série que, depois de ‘voar até as nuvens’ no domingo, você pode utilizá-lo na segunda-feira para ir almoçar, o que lembra a maneira que os 911 originais eram usados em outras épocas douradas do automobilismo”.
Uma decoração única: o papel não está morto
O Porsche 911 Turbo S de 2022 com o qual Donner irá competir foi adquirido no concessionário Champion Porsche de Pompano Beach, Florida, e passou diretamente do show room para a oficina para a montagem do pack Lightweight. Depois, recebeu uma decoração exclusiva que pretende demonstrar que as revistas de papel ainda estão muito vivas, através de imagens em alta resolução de um artigo recente do 911 Turbo publicado na 000 Magazine.
“Muitos de nós pensamos no Turbo como um 911 luxuoso”, comenta Stout, “mas os primeiros Turbo eram carros bastante leves que eram usados para conseguir a homologação no Grupo 4 e no Grupo 5, com os Porsche 934 e 935. O artigo explora como era conduzir o primeiro 911 Turbo na década de 70. O pack Lightweight para o Turbo S atual alivia o peso total em 36 quilos”, acrescenta Stout, “o que torna o carro ainda mais rápido. A Champion Porsche fez um trabalho fantástico preparando este 911, estamos ansiosos para ver o que Donner pode fazer com ele em Pikes Peak”.
Por sua vez, Donner já vê no horizonte a edição número 100 da subida da montanha que se disputa na maior altitude do mundo. “Sempre fui a Pikes Peak para ganhar ou estabelecer um recorde”, diz. “A história de minha família com a Porsche em Pikes Peak vem do meu pai, Bob Donner, que venceu três vezes com diferentes Porsche Spyder em 1960, 1961 e 1962. Minhas últimas três vitórias aqui foram com um Porsche, eu adoraria conseguir uma quarta com a mesma marca. A conexão com a 000 Magazine começou em 2020, e sem a participação desta publicação não teria sido possível formar uma equipe vencedora. Ainda temos muito que trabalhar, mas esperamos nos unir a um grande grid de carros e pilotos na 100ª subida de Pikes Peak”.
Pikes Peak: um evento icônico americano
Edwards, por sua parte, está querendo ver seu novo 911 na montanha. “Pikes Peak é um evento americano icônico”, diz. “Quem não gostaria de fazer parte desta edição tão especial? Comprei meu primeiro Porsche em 1961 e tive muitos ao longo dos anos, tanto de competição como de rua. Sempre é divertido ver as crianças com os olhos muito abertos quando se aproximam para vê-los. Reconhecem um Porsche à primeira vista”.
Donner agradece a Edwards sua paixão e envolvimento nesta aventura. “Jim colocou sobre a mesa um carro novo e eu me ofereci para conduzir”, brinca. “Sua visão global das coisas e sua maneira de realizá-las, junto com o otimismo que lhe caracteriza, tornaram esse projeto muito divertido”.
A 100ª subida de Pikes Peak acontecerá no próximo dia 26 de junho.