2020 - RENAULT MÉGANE E-TECH

A Renault está aumentando a um ritmo acelerado sua linha de veículos eletrificados. Se há apenas alguns dias estrearam tanto o novo Renault Clio E-Tech como o Renault Captur E-Tech, agora é o momento de dar as boas-vindas ao primeiro compacto plug-in da marca francesa. Trata-se do novo Renault Mégane E-Tech, um carro híbrido plug-in.
A atualização de meio ciclo de vida do Mégane já é uma realidade. Após meses de espera, finalmente foi apresentado o novo Renault Mégane 2020, um modelo que estreia importantes novidades. E entre todas elas, destaca-se sem dúvidas a estreia da versão E-Tech, uma opção híbrida plug-in que chegará ao mercado para brigar, entre outros modelos, com o SEAT León e o Volkswagen Golf.
Logicamente, o que realmente é importante no novo Mégane E-Tech se encontra debaixo de sua carroceria. O sistema híbrido plug-in gira em torno de um motor a gasolina de 1.6 litros e quatro cilindros, que está acompanhado de dois pequenos motores elétricos. Tudo isso gerenciado através de uma transmissão sem embreagem. O powertrain desenvolve uma potência total de 160 cv.
Os motores elétricos são alimentados pela energia armazenada em uma bateria de íons de lítio de 9.8 kWh que lhe permite homologar uma autonomia elétrica de 50 quilômetros segundo o ciclo WLTP. Em modo elétrico a velocidade máxima é de 135 km/h. A Renault também destaca que no ciclo combinado as emissões de CO2 são inferiores aos 40 g/km.
Para tirar o máximo das capacidades desta mecânica eletrificada temos três modos de funcionamento: Pure, MySense e Sport. O primeiro deles é para circular em modo elétrico sempre e quando a bateria conte com a carga suficiente. A segunda opção otimiza o modo híbrido e dispõe de uma função adicional E-Save para economizar energia da bateria. E por último, o modo Sport aproveita ao máximo o rendimento combinado dos três motores.
Com relação à sua chegada ao mercado, o lançamento comercial do novo Renault Mégane 2020 acontecerá no próximo mês de junho. Falta saber se essa versão híbrida plug-in E-Tech estará disponível desde o primeiro momento ou se chegará mais adiante.