2021 - SKODA FABIA PROTOTYPE

O novo Skoda Fabia já não é um segredo. À espera das imagens oficiais, a marca checa mostrou uma unidade camuflada acompanhada de todos os detalhes.
A quarta geração do modelo apresenta um design impactante, um interior maior, mais conforto e, graças aos sistemas de segurança e assistência avançados, níveis de segurança ainda maiores. O modelo também oferece um exterior de dimensões compactas, propulsores eficientes e inúmeros equipamentos Simply Clever.
Faróis dianteiros e lanternas traseiras full LED, Virtual Cockpit e novas cores. Inclusive a versão de entrada será equipada com a moderna tecnologia LED. Os faróis dianteiros full LED com uma ampla linha de funções estarão disponíveis opcionalmente. A versão full LED também está disponível como opcional para as lanternas traseiras, que exibem as típicas estruturas cristalinas da marca.
O novo design interior melhora ainda mais a sensação de espaço. O painel de instrumentos simétrico, com sua tela central independente, e as tiras decorativas horizontais de diversas cores (em função do acabamento), ressaltam a amplitude do interior. Além disso, o Virtual Cockpit estreia no Fabia. A partir do seu lançamento no mercado, estarão disponíveis os três conhecidos acabamentos: Active, Ambition e Style, oferecendo novas cores e materiais.
O novo Fabia oferecerá uma seleção de cinco eficientes motores a gasolina. Com isso, a Skoda não só incrementa o número de motores com relação ao modelo antecessor, como também a gama de versões de potência - de 65 cv a 150 cv - é também significativamente maior que antes. Os cinco motores pertencem à nova geração EVO do Grupo Volkswagen.
A linha de motores disponível inclui dois blocos a gasolina de injeção multiponto (MPI) e três TSI com injeção direta. O novo propulsor de entrada é um 1.0 MPI de 3 cilindros e 65 cv de potência. Significa um incremento de 5 cv em relação ao seu antecessor. A potência é enviada às rodas dianteiras através uma transmissão manual de 5 velocidades, que também é usada na versão com o segundo motor MPI, que entrega 80 cv de potência.
O 1.0 TSI de 95 cv chega com uma transmissão manual de 5 velocidades, enquanto que o 1.0 TSI mais potente entrega 110 cv e se acopla a uma transmissão manual de 6 velocidades. Se a opção for pelo tanque de 50 litros junto com qualquer um destes quatro motores, em vez do tanque de 40 litros de série, a autonomia alcança mais de 950 km, com um consumo combinado de mais ou menos 20 km/l no ciclo WLTP.
Com a mudança ao modelo de quarta geração, agora o Skoda Fabia também estará disponível com um novo motor topo de linha. O 1.5 TSI entrega 150 cv com seus 4 cilindros, e se combina com uma transmissão DSG de 7 velocidades de série. O motor, que também é usado em outros modelos da Skoda, oferece tecnologia de gestão ativa de cilindros (ACT).
A Skoda melhorou mais uma vez a segurança dos ocupantes do novo Fabia, e ampliou a linha de sistemas de assistência disponíveis. Os equipamentos de segurança e conforto agora também incluem novos sistemas de assistência anteriormente reservados a veículos de segmentos superiores.
O Travel Assist e o Park Assist, por exemplo, foram acrescentados à linha de modelos. O veículo pode ser equipado com até nove airbags. Este é o primeiro Fabia que oferece ISOFIX adicionais e fixações superiores inclusive para o banco do acompanhante. Com uma excelente segurança ativa e passiva, o novo Skoda Fabia será, de acordo com a marca checa, um dos veículos mais seguros do segmento dos carros pequenos.
Em termos de segurança ativa e passiva, o novo modelo também utiliza as capacidades da plataforma MQB-A0 do Grupo Volkswagen.