2021 - TOYOTA HARRIER

Surgem as imagens oficiais e os primeiros dados da nova geração do crossover japonês, que foram revelados de maneira online. Por enquanto a empresa só mostrou o modelo que será comercializado em seu mercado natal, o Japão, embora existam relatos que apontem que esta nova geração é destinada a tornar-se um modelo global. Algo que a Toyota por enquanto não confirmou nem desmentiu.
A quarta geração do Toyota Harrier volta a estar relacionada com o Toyota RAV4, já que se baseia na plataforma TNGA da Toyota, em vez de estar relacionada com o Lexus RX, como aconteceu com as duas primeiras gerações do modelo, já que eram basicamente modelos remarcados que só se diferenciavam por seus emblemas. Enquanto o Toyota Harrier era comercializado exclusivamente no Japão, o modelo com o emblema da Lexus era destinado aos diferentes mercados de exportação.
Uma das principais características do Toyota Harrier é o seu estilizado perfil. Embora a empresa não o comercialize como um crossover esportivo, mas como um modelo de estilo Premium, a verdade é que sempre contou com uma imagem muito afilada e estilizada. De modo que é mais esportivo que muitos dos supostos SUVs esportivos do mercado. Esta nova geração não é uma exceção e conta com traços consideravelmente mais estilizados que os de seu antecessor, mas é evidente que o design do novo modelo é uma evolução da geração anterior. Comparado com ela, o novo Harrier é maior, embora não pareça, pois cresceu 2 centímetros em comprimento e largura, mas perdeu 3 centímetros de altura.
Na parte dianteira surgem faróis mais finos e afilados, enquanto que na parte traseira encontramos lanternas contínuas também muito delgadas. No interior há um habitáculo com grandes doses de couro, pois surgem inúmeras inserções deste material tanto no painel como nas guarnições das portas e no túnel central.
A nível mecânico há duas versões, uma com motor a gasolina convencional e outra com mecânica híbrida, que é compartilhada com o Toyota RAV4 e o Toyota Camry que podem ser encontrados no mercado. A primeira versão conta com um bloco a gasolina de 4 cilindros e 2.0 litros que entrega 171 cv e 207 Nm de torque máximo, enquanto que a mecânica híbrida conta com um motor a combustão de 4 cilindros e 2.5 litros, associado a um motor elétrico para oferecer uma potência total combinada de 218 cv. Ambas as versões estão disponíveis com tração dianteira ou tração total, mas a híbrida ainda conta com um segundo motor elétrico no caso de montar o sistema de tração total, de modo que a potência total combinada pode se elevar a 222 cv.
Por enquanto, embora se desconheçam os preços da nova linha 2021, foi confirmada sua chegada aos concessionários da marca no Japão, que acontecerá no próximo mês de junho. Quanto à sua possível comercialização fora do Japão, por enquanto não vimos a chegada de nenhum outro informe que contradiga os rumores que apontam que o Toyota Harrier possa chegar a outros mercados, como é o caso dos Estados Unidos, onde a marca recentemente registrou a denominação Harrier.