2022 - VOLKSWAGEN T-ROC R

A Volkswagen introduziu a esperada renovação da linha T-Roc. O bem-sucedido SUV compacto sofreu uma importante atualização, um facelift que permitirá a esta geração enfrentar o resto de vida comercial que tem pela frente. Este facelift afeta a cada um dos modelos. Portanto, além do novo Volkswagen T-Roc e do novo Volkswagen T-Roc Cabriolet, a alternativa mais potente e radical também foi atualizada. Estamos falando do novo Volkswagen T-Roc R 2022.
O crossover de menor tamanho que faz parte da linha de modelos Volkswagen R recebe inúmeras novidades que vão além de uma simples mudança de imagem. Basta dar uma rápida olhada nas fotos para descobrir no que mudou o design exterior do T-Roc R. Tomando como ponto de partida o renovado T-Roc, os designers do fabricante alemão acrescentaram todos os traços distintivos. São características que trazem à tona o lado mais dinâmico, agressivo e esportivo.
Com relação a esses traços distintivos do novo T-Roc R, há que mencionar os dois para-choques, as entradas de ar dianteiras com aletas de tom preto e as pertinentes insígnias que destacam a todo momento que estamos diante de um membro da família Volkswagen R. Em função do mercado, haverá como parte da dotação de série os faróis IQ.LIGHT LED.
O novo T-Roc R é reconhecível à distância graças às luzes LED diurnas dispostas verticalmente. Integram-se muito bem no para-choque dianteiro. Na traseira, as saídas de escape apresentam um acabamento cromado e estão perfeitamente integradas no difusor traseiro. Aliás, as lanternas traseiras são escurecidas, assim como os vidros posteriores. E se não bastasse, calça rodas de liga leve de 18 polegadas. Na lista de opcionais há um sistema de escape de titânio assinado pelos eslovenos da Akrapovic. Também se pode optar por rodas de liga leve de 19 polegadas.
Quanto ao interior do novo T-Roc R, somos envolvidos por um ambiente mais moderno e tecnológico. Tudo isso temperado com uma atmosfera onde se respira esportividade e alto desempenho. O volante multifuncional esportivo foi redesenhado e está forrado em couro. Conta com um botão R específico para este modelo.
Os bancos esportivos dianteiros são ajustáveis e estão estofados em ArtVelours, enquanto que a parte central (também a dos bancos traseiros) está estofada em tecido com um padrão específico. Opcionalmente se pode escolher um estofamento de couro Nappa para os bancos com ajuste elétrico. Também é importante destacar os pedais esportivos de aço inoxidável, o sistema de iluminação ambiental azul e o teto interior preto. Os cromados também estão muito presentes.
As inserções decorativas em Piano Black e Lapiz Blue ajudam a transmitir maior sensação de qualidade. Assim como destacamos no início, o novo T-Roc R se beneficia de todos os avanços tecnológicos estreados pelo renovado T-Roc. Portanto, não devemos perder de vista o sistema de infotainment com tela táctil de 9.2 polegadas, além de um sistema multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay. E apesar de sua condição de veículo esportivo, a Volkswagen destaca sua validade como carro de uso diário. O porta-malas acomoda 392 litros, uma cifra ampliável até os 1.237 litros.
Debaixo do capô do novo T-Roc R encontra-se um motor a gasolina de 2.0 litros TSI de 4 cilindros que desenvolve uma potência de 300 cv e 400 Nm de torque máximo. Um bloco acoplado a uma transmissão automática DSG de dupla embreagem e 7 velocidades, assim como um sistema de tração integral inteligente 4Motion. Graças a este conjunto é capaz acelerar de 0 a 100 km/h em 4.9 segundos. A função Launch Control permite ser catapultado a grande velocidade em um curto espaço de tempo.
O chassi conta com uma regulagem específica para se poder curtir uma verdadeira experiência de condução esportiva. Aliás, para manter o controle sobre este pequeno monstro sobre rodas, são equipados freios de alto desempenho com pinças pintadas de cor azul.
Com relação à sua chegada ao mercado, a Volkswagen abrirá o livro de pedidos do novo T-Roc R em mercados selecionados muito em breve. No entanto, para vê-lo nos concessionários europeus será preciso esperar até o primeiro semestre do próximo ano. Uma vez se aproxime a data de lançamento, serão revelados o resto dos detalhes, como o preço de venda.