2022 - VOLKSWAGEN TAIGO

No ano passado, quando a Volkswagen apresentou na Europa a versão com carroceria coupe do T-Cross, garantiu que ele também chegaria ao mercado europeu, mas depois de passar pelo Brasil. Por aqui o crossover adotou a denominação Nivus, mas em sua chegada ao Velho Continente muda de nome para incorporar-se ao crescente segmento CUV (Crossover Utility Vehicle) que combina a posição elevada dos bancos com um perfil coupe esportivo.
O novo e estilizado SUV da marca alemã chama-se Volkswagen Taigo e sua fabricação acontecerá na planta que o fabricante possui em Pamplona, na Espanha, ou seja, compartilhará a linha de produção com os Polo e T-Cross.
Trata-se de um modelo que se destaca por oferecer um design carismático, um novo conceito operacional e diversos sistemas de assistência. Com seus 4.26 metros de comprimento, este automóvel está baseado na mesma arquitetura modular dos citados Polo e T-Cross, destacando-se acima de tudo por seu perfil tipo coupe, com o pilar C muito inclinado para frente. A vista lateral também se caracteriza por linhas muito precisas e afiladas, que junto com as generosas caixas de roda acentuam o caráter crossover do Taigo. Além disso, destacam-se o aerofólio traseiro ampliado, a barra transversal iluminada na grade frontal e os faróis Matrix LED ‘IQ. Light’. As rodas oscilam entre 16 e 18 polegadas.
Com relação ao interior, surge um design espelhado no recém-atualizado Polo, destacando um volante multifuncional com modernos comandos, o quadro de instrumentos digital de 10.25 polegadas e o sistema de infotainment MIB3. Além disso, de forma opcional é oferecido um climatizador com superfícies tácteis e deslizadores sensíveis ao tato, assim como acontece em modelos maiores da marca, como os Tiguan, Passat e Arteon. A Volkswagen destaca a grande versatilidade para o uso diário deste carro, com o amplo espaço para a cabeça na parte traseira do habitáculo e um porta-malas de 438 litros de capacidade. Também pode contar com gancho para reboque se assim o cliente desejar.
Disponível nos acabamentos Taigo, Life, Style e R-Line, o primeiro crossover coupe da Volkswagen chega equipado de série com sistemas de assistência como o Front Assist, que inclui a função de frenagem de emergência na cidade e o assistente de aviso de saída de faixa, ou seja, o Lane Assist. De forma opcional está disponível o IQ.Drive Travel Assist, que combina o controle de cruzeiro adaptativo com o citado Lane Assist, oferecendo uma condução semiautomática até uma velocidade máxima de 210 km/h.
A nível técnico, todo o destaque recai sobre a plataforma modular MQB A0 do Grupo Volkswagen. Nesta ocasião a distância entre os eixos foi estendida até os 2.56 metros, enquanto que a largura e a altura do veículo são de 1.49 e 1.75 metros respectivamente. Debaixo do capô só estarão disponíveis motores turbo alimentados a gasolina, com 3 e 4 cilindros, todos eles acoplados a transmissões que enviam a força de forma exclusiva ao eixo dianteiro.
Os blocos de 3 cilindros são de 1.0 litro e desenvolvem 95 e 110 cv de potência, o primeiro deles associado a uma transmissão manual de 5 velocidades. O de maior desempenho pode ser acoplado a uma transmissão de 6 relações ou outra automática DSG de 7 marchas. Acima deles surge o conhecido 1.5 TSI, com seus 150 cv e 250 Nm de torque máximo, um motor com o qual o Taigo pode alcançar os 212 km/h de velocidade máxima.
Como destacado antes, a produção acontecerá na planta espanhola de Pamplona, junto aos citados Volkswagen Polo e T-Cross, de modo que este crossover coupe estará à venda em toda a Europa, além da África do Sul e Turquia. A marca alemã assegura que as vendas terão início depois do verão europeu e as primeiras unidades chegarão ao mercado em janeiro de 2022. Os preços ainda não foram revelados, mas serão ligeiramente superiores aos do citado. T-Cross.