2020 - VOLKSWAGEN TAIGUN

Em 2012 a marca alemã apresentou no Salão de São Paulo o Volkswagen Taigun Concept, um trabalho conceitual que antecipava um futuro SUV derivado do Volkswagen up!, que no final nunca conseguiu receber a luz verde para sua produção, devido às suas reduzidas dimensões.
No entanto, acaba de estrear no Salão de New Delhi 2020 um novo crossover urbano do fabricante de Wolfsburg que recupera essa antiga denominação, embora agora conte com dimensões bastante maiores que o pequeno crossover que era sustentado pela plataforma do up!.
O novo Volkswagen Taigun 2020, em vez disso, assenta as suas bases sobre uma versão simplificada da plataforma modular MQB A0, a mesma arquitetura que sustenta o novo Polo. Suas dimensões são similares ao T-Cross que a Volkswagen fabrica no Brasil, ou seja, é ligeiramente mais longo e com uma distância entre-eixos que também foi ligeiramente estendida.
Esteticamente também guarda uma estreita relação com o Volkswegn T-Cross, embora sua parte frontal tenha sido submetida a uma leve revisão, ganhando identidade própria. Conta com um para-choque dianteiro de desenho específico, além de algumas sutis diferenças na tampa traseira e no para-choque traseiro.
Na parte mecânica, o novo Volkswagen Taigun será animado por um motor turbo, um bloco a gasolina 1.5 TSI de 130 cv, que inclui desativação ativa de cilindros e que surge acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma automática de dupla embreagem com sete relações, sempre com tração simples ao eixo dianteiro.
Ainda não há dados de consumo e emissões, mas de acordo com os dados fornecidos pelo fabricante, o novo Taigun será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9.9 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 183 km/h.
O equipamento mais relevante incluirá múltiplos airbags, sistema de infotainment com tela táctil, climatizador automático, rodas de liga leve, faróis antineblina, iluminação LED, etc.