2021 - VOLKSWAGEN TIGUAN X COUPE

Depois de terem surgido várias fotos flagrantes e algumas recreações desta nova versão de carroceria, finalmente temos as imagens oficiais do novo Volkswagen Tiguan X Coupe em sua configuração de produção definitiva. Estas fotografias foram divulgadas pela própria marca na China, o único mercado onde foi confirmado o lançamento desta versão e onde será fabricada pela joint-venture entre SAIC e Volkswagen.
A verdade é que não há muito o que contar desta nova versão do Volkswagen Tiguan, pois à primeira vista fica claro que se trata simplesmente da versão coupe do SUV compacto alemão. Um modelo que precisamente serviu de base para os diversos crossovers do segmento C que a Volkswagen fabrica e comercializa no enorme mercado asiático.
Embora não possamos ver imagens do interior, as do exterior mostram uma carroceria praticamente idêntica à do Volkswagen Tiguan facelift convencional, pelo menos na metade dianteira do crossover, pois o novo modelo dispõe do mesmo desenho frontal que o recentemente apresentado Tiguan 2021.
A parte traseira é específica para esta versão e conta com uma linha de teto que cai suavemente e que termina em uma grande tampa dotada de um vidro muito inclinado. Na lateral encontramos uma linha de cintura que se eleva ligeiramente em cunha até uma zaga notavelmente mais alta que a do crossover convencional, o que lhe confere o perfil que caracteriza estas versões SUV coupe.
Nesta área, tanto o para-choque como as lanternas são específicas para esta versão, com dois elementos horizontais principais que se unem no centro por uma linha de cor escura com um elemento vermelho que serve de base para a inscrição Tiguan X. Em relação ao seu tamanho, as dimensões desta versão coupe são um pouco maiores que as do Tiguan Allspace, pois conta com 4.764 mm de comprimento por 1.859 mm de largura e 1.628 mm de altura. Sua distância entre-eixos é de 2.791 mm.
O modelo que aparece nestas primeiras imagens oficiais corresponde à versão mais alta da linha, o Tiguan X 380 TSI 4Motion em seu acabamento R-Line, pois conta com os emblemas R. Debaixo do capô encontra-se um motor de 4 cilindros TSI de 2.0 litros sobrealimentado que entrega 220 cv e 380 Nm. Esta versão conta com sistema de tração total 4Motion e a transmissão automática de dupla embreagem DSG de 7 velocidades. Abaixo desta vamos encontrar outra versão a gasolina, mas com um bloco de 2.0 litros que entrega 186 cv e 330 Nm, associado também à mesma transmissão automática DSG de 7 relações.