2024 - VOLVO EX90

O primeiro carro-chefe elétrico da Volvo é um SUV de sete lugares, com o estilo dos últimos lançamentos da marca, que se chama EX90. Construído com altas porcentagens de materiais reciclados, entre os quais se incluem o aço, o alumínio e o plástico, o Volvo EX90 se apresenta ao mundo com uma versão de lançamento com dois motores e tração total que alcança os 517 cv de potência e 910 Nm de torque máximo.
São números que, sobre o papel, situam o Volvo EX90 na primeira divisão dos SUV elétricos, com uma capacidade de bateria recorde de 111 kWh e uma autonomia homologada no ciclo WLTP de 600 km.
O fabricante sueco o qualifica como “o Volvo mais avançado já criado”, carregado de serviços conectados e funções online que vão desde a carga até a chave digital e a atualizações por ar (over-the-air), tudo isso gerenciado através do aplicativo da Volvo Cars para o smartphone.
Com o EX90, que em princípio acompanhará o XC90 no escalão mais alto da linha, para posteriormente substituí-lo, a Volvo lança um novo modelo de venda, assim como de renting, que pode ser realizado online ou através dos clássicos pontos de venda da rede comercial.
Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, descreve assim o novo modelo: “O Volvo EX90 é nossa visão de um grande SUV familiar na era elétrica. Elétrico nativo e definido por seu software, demonstra como os modelos Volvo do futuro se destacarão em termos de segurança, tecnologia, sustentabilidade e design, com uma experiência personalizada para cada cliente”.
O Volvo EX90 é também o primeiro modelo elétrico da marca sueca com o hardware necessário para oferecer carga bidirecional. Isso significa que, além de recarregar em uma tomada de corrente, pode conectar-se à rede para fornecer energia às residências, aos eletrodomésticos ou outros veículos elétricos da Volvo.
Esta tecnologia logo estará disponível no EX90, começando por alguns mercados específicos, com o objetivo futuro de permitir aos clientes vender eletricidade à rede e criar centrais elétricas virtuais e coletivas para estabilizar a rede.
No interior do Volvo EX90 há um sistema multimídia que integra os serviços da Google, conectividade 5G e uma tela central de 14.5 polegadas, combinado com uma instrumentação digital que promete oferecer uma experiência de usuário simplificada e personalizável.
O software foi desenvolvido pela Volvo junto com a Qualcomm Technologies (Snapdragon Cockpit Platforms) e a Nvidia Drive. Além disso, o sistema de áudio premium de 25 alto-falantes da Bowers & Wilkins utiliza pela primeira vez a tecnologia Dolby Atmos.
Quanto à segurança, sempre um motivo de orgulho para a Volvo, há um sofisticado sistema de detecção do ambiente em torno do carro composto por câmeras, radares e um dispositivo lidar. As imagens obtidas são ‘fundidas’ pelo software Nvidia Drive para proporcionar uma imagem de 360 graus do exterior em tempo real.
Ele está projetado para detectar objetos distantes na estrada que possam significar um perigo e criar uma espécie de ‘escudo de segurança’ em torno do carro em caso de distração do condutor.
Sobre sua disponibilidade, nos Estados Unidos o EX90 já pode ser reservado e a Volvo afirma que um exemplar ‘bem equipado’ custará menos de 80.000 dólares.
Essas reservas se converterão em pedidos no segundo semestre de 2023 e as primeiras entregas são esperadas para o início de 2024. Neste caso, o SUV elétrico para os Estados Unidos será fabricado na planta da Volvo em Ridgeville (Carolina do Sul).