2020 - RAM 1000

O Fiat Toro é uma interessante pick-up compacta comercializada em determinados mercados da América do Sul. A nível comercial está funcionando muito bem e por isso a FCA quer aproveitar ao máximo esse sucesso. Portanto, decidiu vender o Fiat Toro sob outra marca do grupo automobilístico. Acaba de chegar o novo RAM 1000.

Baseado no Toro, o novo RAM 1000 é basicamente um ‘rebadged’ da pick-up fabricada no Brasil. Estará à venda nos seguintes países: Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e Peru. Esteticamente as únicas mudanças apresentadas são os emblemas. O resto é igual, não há novidades em nenhum aspecto.

O novo RAM 1000 mede 4.915 mm de comprimento, 1.844 mm de largura e 1.729 mm de altura. Dispõe de uma capacidade de carga útil de 650 quilos e a caçamba mede 1.5 metros quadrados. O volume de carga é de 820 litros, nada mal para a categoria e as características que lida esta pick-up. Pelo contrário, sua capacidade máxima de reboque é de somente 400 kg. Bastante modesta.

Sua linha é composta de dois níveis de acabamento: Laramie e Big Horn. Dependendo do mercado o RAM 1000 contará com um equipamento de série bem completo. Conta com rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis antineblina, sensores de estacionamento, luzes LED para a circulação diurna, climatizador automático de duas zonas, sistema de infotainment UConnect com tela táctil de 5.0 polegadas, Bluetooth, USB, vidros elétricos, volante multifuncional, airbags frontais, ABS com EBD, assistente de partida em rampas, controle de tração e estabilidade, além da câmera de visão traseira.

Debaixo do capô tampouco há novidades. O novo RAM 1000 conta com a mesma motorização do Fiat Toro. Por enquanto trata-se de um motor a gasolina 1.8 litros e.TorQ Evo de quatro cilindros que desenvolve 130 cv (128 hp) e 170 Nm de torque máximo, acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades e um sistema de tração dianteira. Não se descarta que mais adiante serão oferecidas outras opções mecânicas.