2021 - VOLKSWAGEN GOLF GTI

Após vários adiantamentos oficiais e meses acompanhando o seu desenvolvimento através de numerosas fotos flagrantes, finalmente a nova geração de um autêntico ícone automobilístico já está aqui. Acaba de entrar em cena o novo Volkswagen Golf GTI. As siglas GTI continuarão estando disponíveis na nova linha Golf apesar da mudança de geração sofrida pelo compacto alemão.

Estamos diante de um Volkswagen Golf GTI mais tecnológico que nunca renunciou as suas origens. Esteticamente é rapidamente reconhecível, já que mantém a mesma fórmula de gerações anteriores. Em sua estreia não está sozinho, uma vez que está acompanhado dos outros modelos GT que poderemos encontrar na linha da Volkswagen, ou seja, os novos Golf GTD e Golf GTE. Os três guardam uma grande relação a nível estético, mas apesar disso, o Golf GTI mantém toda a sua personalidade com certos traços distintivos.

O novo Golf GTI será rapidamente reconhecido por sua parte frontal, que além de mostrar as siglas GTI, conta com uma faixa de cor vermelha que recorre toda a parte superior dos faróis e da própria grade, acompanhando as luzes LED para a circulação diurna. Além disso, na tela inferior se integram os faróis antineblina que formam uma espécie de letra X. Também dispõe de bonitas rodas de liga leve que deixam à vista as pinças de freio de cor vermelha.

As rodas de liga leve são de 17 polegadas e opcionalmente há outras de 18 e 19 polegadas. Terminando o tour exterior pela traseira, os elementos mais chamativos são, sem dúvidas, o spoiler de teto assim como as duas saídas de escape, situadas cada uma em um extremo e ajudando a realçar o seu caráter esportivo.

Em relação ao interior, a primeira coisa que chama a atenção é o característico estofamento onde as costuras são de cor vermelha. O volante multifuncional esportivo conta com três raios e neles há detalhes em vermelho. Os pedais são de aço inoxidável e, como não poderia ser de outra maneira, está muito bem equipado. Conta com um quadro de instrumentos digital Volkswagen Digital Cockpit, assim como uma tela táctil de 10 polegadas para controlar o sistema de infotainment.

O equipamento de série é realmente completo. Dispõe de sistema de acesso e partida sem chave, faróis LED, Bluetooth, fecho centralizado, vidros elétricos, quadro de instrumentos digital e uma longa lista de sistemas de assistência à condução. Entre outras funções há o controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa e o sistema de vigilância frontal Front Assist com detecção de pedestres.

Debaixo do capô do novo Golf GTI há um motor a gasolina de 2.0 litros TSI que desenvolve uma potência de 245 cv e 370 Nm de torque máximo. De série estará acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades. No entanto, opcionalmente poderá vir com uma transmissão automática DSG de dupla embreagem e sete relações. Em ambos os casos conta com um sistema de tração dianteira.

O chassi conta com uma regulagem específica para melhorar o rendimento do carro e a suspensão adaptativa é fundamental. Além disso, está disponível um seletor de modos de condução que permite escolher entre os seguintes perfis: Comfort, Eco, Sport e Individual.

A nova geração do Golf GTI estará à venda na Europa no segundo semestre deste mesmo ano. No entanto, antes do início de sua jornada comercial será possível conhecê-lo ao vivo com todos os detalhes no Salão de Genebra 2020. Será o primeiro evento onde estreará diante do público e da mídia. Quando se aproximar sua data de lançamento a Volkswagen confirmará seu preço e demais detalhes.