ALFA ROMEO 33 STRADALE BY MANIFATTURA AUTOMOBILI TORINO: REVIVENDO E HOMENAGEANDO UM ÍCONE DA MARCA DE MILÃO

Se perguntarmos qual é o carro mais bonito do mundo, a resposta pode desencadear intermináveis discussões. A resposta definitiva não existe, é claro, mas com certeza mais de uma pessoa escolheria o Alfa Romeo 33 Stradale.
Uma joia fabricada em apenas 18 exemplares entre 1967 e 1969, e cobiçada pela imensa maioria dos entusiastas do automóvel, por essas formas atemporais e uma elegância pouco comum para um carro que queria ser a quintessência da esportividade para a Alfa Romeo.
Pois bem, agora, um dos Alfa Romeo mais famosos de todos os tempos renasceu graças à M.A.T. (Manifattura Automobili Torino), a empresa ‘mãe’ do novo Stratos, que hoje dá um novo salto com a coleção ‘Jewelry’.
Esta seleção é dedicada aos projetos mais exclusivos, para devolver à vida modelos do passado após as solicitações dos clientes. Seu primeiro exemplar é uma merecida homenagem ao Alfa Romeo 33 Stradale.
Um modelo nascido integralmente dentro da M.A.T., a pedido de um cliente anônimo, que viu como os especialistas da empresa de Turin se lançaram na busca dos desenhos originais da época, para capturar cada segredo das linhas do 33 Stradale, traçadas por Franco Scaglione.
A partir daí os designers se propuseram a reviver sua essência, formada por linhas suaves, sem apêndices aerodinâmicos, usinando à mão o alumínio que compõe a carroceria.
Um traje confeccionado como no passado, passo a passo por artesãos experientes. O Alfa Romeo 33 Stradale da M.A.T., de fato, não retoma o conceito de restomod, com um carro doador como base técnica, mas parte do zero também em relação ao que há debaixo da carroceria.
Resumindo, trata-se do resultado de um belo estilo e um delicado acabamento, com um total de 12.000 horas de oficina. Desde já, contemplar o resultado final merece cada minuto de trabalho.
Quanto ao motor, é derivado do bloco do Alfa Romeo Montreal (baseado por sua vez no do 33 Competizione), ou seja, um V8 de 2.6 litros com carburador potenciado até os 240 cv, 10 a mais que o 33 Stradale. Quem quiser mais potência, pode optar pela versão de injeção, mas o encanto dos carburadores é difícil de superar.
Como mencionado no início, o projeto nasceu a pedido de um cliente, seguindo suas indicações e desejos. Como a forma do volante, para que se adaptasse melhor às suas mãos. Foram criados três protótipos (com impressão 3D) antes de chegar ao design final. Ao contrário do Alfa Romeo 33 Stradale original, também foram feitas algumas adições dedicadas ao conforto, como os bancos acolchoados e o ar-condicionado.
Um projeto realmente à medida e único, com um custo por volta de 1.5 milhões de euros, que tem a aspiração de criar uma série de carros especiais inspirados em lendas imortais do passado, sempre seguindo e guiados pelos desejos dos clientes.