ALFA ROMEO GIULIA GTA EXPLICADO POR SEUS CRIADORES
Não poderia ter um final melhor para as diferentes celebrações que foram realizadas com motivo do 110º aniversário da Alfa Romeo que um documentário sobre um de seus modelos mais radicais. E foi precisamente o que fez a marca italiana. Divulgou um vídeo onde o Alfa Romeo Giulia GTA é explicado por seus criadores, uma oportunidade única para descobrir detalhes desconhecidos do radical sedan italiano.
Quando o Alfa Romeo Giulia GTA foi apresentado em março deste ano, converteu-se imediatamente no sedan de maior desempenho já fabricado pela empresa. Sem esquecer, é claro, do Giulia GTAm, uma versão ainda mais selvagem onde o ‘m’ de seu nome significa ‘modificado’. Ambos significam um regresso às origens da empresa e uma verdadeira homenagem a um dos automóveis mais famosos da Alfa Romeo, o Giulia GTA de 1965.
Neste documentário do Alfa Romeo Giulia GTA, pessoas como Arnaud Leclerc, diretor da Alfa Romeo, Klaus Busse, diretor de design e Fabio Migliavacca, diretor de marketing de produto, compartilham alguns segredos do desenvolvimento do modelo. Falam do que significou para eles desenvolver, projetar e fabricar um esportivo tão relevante para os entusiastas da marca e dos automóveis em geral.
Um projeto em que participou também o Sauber Group AG. Esta empresa conta com mais de cinco décadas de experiência em competição, incluindo 27 temporadas na Fórmula 1. Foi a encarregada da produção da grande maioria de componentes de fibra de carbono dos Giulia GTA e Giulia GTAm. Elementos que foram testados no túnel de vento que eles possuem em Hinwil, na Suíça, de modo que são plenamente funcionais.
Tampouco podemos esquecer do motor, que é uma pequena central energética. Trata-se do conhecido propulsor 2.9 V6 biturbo que é utilizado nos veículos mais velozes da empresa. Um motor fabricado inteiramente em alumínio que para a ocasião elevou sua potência até os 540 cv. Isso permite que o GTA possa acelerar de 0 a 100 km/h em tão somente 3.6 segundos quando se utiliza a função ‘Launch Control’.