ASSIM PODERIA SER UM RENOVADO LANCIA DELTA

Infelizmente, já faz alguns anos que a Lancia comercializa somente o utilitário Ypsilon no mercado local italiano. Um dos fabricantes de maior prestigio na indústria automobilística, lendário campeão do mundo nos rallys, marca de carros tão especiais como o Delta e o Stratos, reduzido à sua mínima expressão e comercializando um produto longevo com mais facelifts do que pode suportar. Enquanto a FCA decide o que fazer com a marca italiana, surge uma reinterpretação na forma de protótipo do Lancia Delta.
Este trabalho é obra do designer italiano Sebastiano Ciarcià, que como nós, acha uma pena que a Lancia se encontre nesta situação. Por isso, ele decidiu reinventar o Delta e atualizá-lo como se fosse um protótipo de 2021. “Como orgulhoso entusiasta dos carros italianos, sempre me decepcionou muito no que se tornou a marca Lancia”, explica o próprio designer.
“Para mim, o Delta sempre foi um ícone, algo assim como um Santo Graal que não pode ser substituído. No entanto, ao mesmo tempo, eu não podia aceitar a realidade e tinha muita vontade de criar um bom sucessor para ele”, acrescenta. E assim aconteceu. Ciarcià se inspirou não só no Delta, mas também em seus derivados de competição. Na verdade, o designer explicou em seu perfil nas redes sociais que começou a trabalhar neste projeto depois de começar a ver rallys antigos no YouTube.
Voltando ao veículo, o protótipo se inspira no Delta S4 do Grupo B. Deste modo, podemos ver uma parte frontal afilada com um grande splitter, entradas de ar laterais e delgados faróis LED de cada lado. O capô é muito longo, mais inclusive que o do modelo original, e diferentemente do campeão de rallys, a carroceria conta com duas portas em vez de quatro. Na traseira, um grande aerofólio recorre a parte superior e lateral do teto, na altura do pilar C. O vidro vigia inclinado, a grande área preta onde se integram as lanternas traseiras e um difusor com duas saídas de escape completam este design. As rodas multi-raio arredondam o conjunto.
Na mente do designer, o DELTA, como batizou sua criação, estaria equipado com um sistema de propulsão híbrido com tração nas quatro rodas. O motor aparentemente estaria localizado no centro do chassi e poderia ser visto através do vidro traseiro. “O design final pretende ser uma reinterpretação moderna do automóvel sem ser muito nostálgico ou retro”, esclarece Ciarcià. “Em vez disso, uma evolução do design anterior que enfatiza todas as linhas principais e o DNA para devolver o caráter original do veículo”.