LANCIA DELTA HF INTEGRALE 16V BY MANHART: COM 375 CV E FREIOS BREMBO
A última década não foi precisamente emocionante para os entusiastas da Lancia, já que a emblemática marca italiana limitou-se a vender unicamente um modelo, o Lancia Ypsilon, e apenas em seu mercado doméstico, a Itália.
Apesar de tudo, o futuro parece mais promissor para a Lancia, mas nesta ocasião vamos olhar precisamente o seu glorioso passado, porque a Manhart decidiu dar o seu toque em um dos principais ícones da história da marca, o Lancia Delta Integrale.
O especialista alemão, habituado a preparar todos os tipos de superesportivos exóticos modernos, surpreende com uma série de melhorias para o mítico Integrale, concretamente um Delta HF Integrale 16V, um modelo que foi apresentado no Salão de Genebra de 1989 e cuja versão de competição venceu em sua estreia no Rally de San Remo daquele mesmo ano.
De série, o Delta HF Integrale 16V contava com um motor turbo alimentado a gasolina, de 4 cilindros e 2.0 litros, com uma potência de 200 cv a 5.500 rpm e um torque máximo de 298 Nm, mas como caberia esperar, a Manhart espremeu um pouco mais.
O bloco de 4 cilindros recebeu melhorias em termos de software e também novos componentes, como um novo kit de turbo, pistões e bielas forjadas, um novo comando de válvulas Catcams, uma nova bomba de gasolina Bosch, além de um radiador e ventilador melhorados. O sistema de escape do modelo de série deu seu lugar a uma nova unidade de quase 9 centímetros de diâmetro, com duas ponteiras traseiras.
O resultado é bastante impressionante. O motor turbo de 2.0 litros agora alcança uma potência de 375 cv e desenvolve um torque máximo muito mais generoso, de 550 Nm. A força bruta do bloco é distribuída entre ambos os eixos, através de um sistema de tração total e uma transmissão manual de 5 velocidades, com componentes do Grupo N.
Entre os novos elementos destacam-se, por exemplo, uma embreagem Sachs, uma suspensão mais rígida e rebaixada, rodas OZ Racing Rallye de 17 polegadas e um equipamento de freios Manhart Evo com discos de 380 milímetros de diâmetro e pinças Brembo de quatro pistões.
A nível visual, a Manhart também retocou este Delta Integrale, principalmente com um generoso spoiler de teto traseiro. Por último, o habitáculo agora conta com bancos estofados em Alcantara e couro, assim como um novo volante e tapetes especiais.