ASTON MARTIN ATOM: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA DE ALUMÍNIO E SUSPENSÃO INDEPENDENTE EM 1939
O Aston Martin Atom, um protótipo de 75 anos, é um ícone para os fans e apesar de ser um modelo pouco conhecido do público em geral, é uma parte importante da história da indústria automobilística.
O modelo idealizado por Claude Hill foi um dos primeiros a usar um chassi tubular, carroceria em alumínio e suspensão independente. A história diz que este protótipo revolucionário não nasceu no lugar e nem na hora certa, e que por pouco não foi esquecido para sempre, pois a produção do Atom foi congelada no início da II Guerra Mundial.
Anos mais tarde em 1947, o acaso novamente entrou em ação, mas desta vez em seu favor. David Brown, um engenheiro agrícola de Yorkshire, na Inglaterra, ficou encantado com o motor de 2.0 litros e quatro cilindros, seu porte esportivo, conforto e elegância estética.
Brown então comprou por 20 mil Libras Esterlinas, a empresa que fabricava o Atom, a Aston Martin, que na época estava à beira da falência e salvou o Atom, dando origem a uma nova geração de carros que são referencia de excelência e qualidade até os dias de hoje.