ASTON MARTIN DB5 GOLDFINGER CONTINUATION: RESSURGIMENTO DEPOIS DE 55 ANOS

Para prestar homenagem ao centenário do encarroçador italiano Zagato, a Aston Martin criou uma coleção muito especial, que sob a denominação DBZ Century Collection, brindava seus clientes mais seletos a possibilidade de adquirir uma série de unidades limitadas do DB4 GT Continuation. Agora, esse programa deu um passo a mais e o próximo a sair da linha de produção será o emblemático DB5 Goldfinger.
Falamos de um automóvel do qual só foram fabricados 900 exemplares entre 1963 e 1965, mas agora teremos que somar outros 25 adicionais. Cada um deles será produzido na fábrica de Newport Pagnell, Buckinghamshire (Reino Unido), sob o nome de Aston Martin DB5 Goldfinger Continuation. Para a realização do projeto a marca britânica chegou a um acordo de colaboração com os produtos dos filmes de James Bond, pois este automóvel se tornou famoso por sua presença no filme ‘Goldfinger’ em 1964.
O agente 007 conduziu um DB5 que contava com uma série de dispositivos próprios de um dos melhores agentes secretos do momento, de maneira que a Aston Martin decidiu recriar a maioria deles nestas unidades de produção limitada. Por isso, não é surpresa que a equipe encarregada de ressuscitar o esportivo britânico demore por volta de 4.500 horas em realizar todo o trabalho necessário, cujo preço não está ao alcance de qualquer mortal, já que pedem por cada um destes exemplares nada menos que cerca de 2.7 milhões de libras esterlinas, sem incluir impostos, cerca de 18 milhões de reais ao câmbio de hoje.
Todas as unidades serão pintadas em uma cor cinza ‘Silver Birch’ similar ao original e contam com painéis da carroceria fabricados em alumínio, unidos a um chassi de aço. Debaixo do capô se encontra um motor de 6 cilindros em linha de aspiração natural e 4.0 litros de deslocamento que desenvolve 290 cv de potência. Este propulsor se acopla a uma transmissão manual de cinco velocidades fabricada pela ZF, que envia toda a energia às rodas traseiras e recebe ajuda de um diferencial autoblocante mecânico.
As entregas do DB5 Goldfinger Continuation começarão no segundo semestre do ano. Quando seus afortunados proprietários receberem o seu precioso exemplar, devem ter em conta que em todos eles estarão incluídos os seguintes dispositivos inspirados no modelo original: sistema de fumaça traseiro; sistema de expulsão de óleo simulado; placas giratórias dianteiras e traseiras (placas triplas); metralhadoras frontais simuladas; escudo traseiro a prova de balas; cortador de pneus simulado; painel de teto do banco do passageiro retrátil (opcional); mapa rastreador de tela de radar simulado; telefone na porta do condutor; descansa braços montado no console central; armas ocultas debaixo do banco/bandeja de armazenamento; controle remoto para a ativação dos dispositivos (gadgets).