ASTON MARTIN DIZ QUE THUNDERBOLT FOI COPIADO SEM AUTORIZAÇÃO
- A marca britânica diz que o modelo criado por Henrik Fisker, inspirado no Vanquish e revelado recentemente, foi feito sem o seu consentimento.
Henrik Fisker, antigo Diretor de Design da Aston Martin e fundador da empresa fabricante de carros elétricos que leva o seu sobrenome, surpreendeu o mercado quando apresentou o Thunderbolt no Amelia Island Concours d’Elegance, realizado entre 13 e 15 deste mês de março na Flórida, EUA.
Fisker disse na ocasião, que o protótipo foi fabricado com base no Aston Martin Vanquish. Todavia, a Aston Martin alega que o Thunderbolt - que só está disponível através de encomenda especial feita ao concessionário da marca em Los Angeles, a Galpin Aston Martin - foi fabricado sem a sua autorização.
A marca britânica apresentou ontem queixa formal em um tribunal de Los Angeles, pois o protótipo viola alguns elementos estéticos de design patenteados, como as entradas de ar laterais.
Entretanto, Fisker propôs vender uma versão de produção que não inclua alguns desses elementos estéticos. A Aston Martin não aceitou a proposta, alegando que Fisker agiu de má-fé. Os britânicos acrescentam ainda que Fisker não utilizou um Vanquish como base, mas sim um DB9 antigo ou um DBS.