Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. ASTON MARTIN PODERÁ FAZER PARTE DO GRUPO GEELY

Notícias

ASTON MARTIN PODERÁ FAZER PARTE DO GRUPO GEELY

10/01/2020

Voltar
ASTON MARTIN PODERÁ FAZER PARTE DO GRUPO GEELY

A Aston Martin continua buscando investidores para estabilizar sua situação financeira em um clima de incerteza e números oscilantes, esperando que sua galinha dos ovos de ouro, o DBX, comece a gerar dinheiro e mais dinheiro.

Segundo uma informação do Financial Times que surgiu estes dias, a Aston Martin está negociando com a Geely a entrada do gigante chinês em sua participação acionária. Os lucros da Aston Martin diminuíram em um ano em mais da metade, e fazem falta para a consolidação do futuro financeiro da empresa. E para a Geely sobra o dinheiro.

Embora o Aston Martin DBX tenha sido lançado comercialmente em novembro e as expectativas sejam muito altas, no curto prazo a empresa continua com problemas. O desempenho no mercado europeu não é o esperado, e as turbulências políticas no Reino Unido afetaram a cotação da libra, fazendo os números dançarem. No terceiro trimestre de 2019 anunciaram perdas e o preço das ações em bolsa entraram em colapso.

O império Geely já incorporou em sua carteira várias marcas e fabricantes que se encontravam em apuros, e após a conveniente injeção de dinheiro, refloresceram. O melhor exemplo é a Volvo Cars, a empresa sueca nunca se saiu melhor (mais de 700.000 carros vendidos em 2019) e passaram 10 anos desde que foi adquirida da Ford Motor Company.

A Aston Martin não pertence a nenhum grupo automobilístico, anda um pouco sozinha. Trata-se de um fabricante pequeno de carros de luxo que teve uma sorte muito diferente à da Ferrari. O fabricante italiano valorizou-se em 70% desde que foi lançado na bolsa como empresa independente do grupo FCA, mas a Aston Martin perdeu mais da metade do seu valor em somente um ano.

A Daimler possui 5% da Aston Martin, o que tem um mínimo de lógica, já que a Mercedes-AMG lhes fornece os motores. E mais, para a Daimler interessa que a Aston Martin vá bem e continue comprando estes motores. O grupo alemão não fez declarações sobre este rumor, tampouco fizeram Aston Martin e Geely.

Li Shufu, o empresário chinês por trás da Geely, já tem em seu poder Volvo, Polestar, Lynk & Co, Lotus, London Electric Vehicle Company (anterior LTI) e Proton, além de sua própria marca para a China, países asiáticos e latino-americanos. Além disso, convém assinalar que quase 10% da Daimler também é propriedade da Geely, assim como a metade da joint-venture da Smart.

Segundo a agência Reuters, o interesse da Geely em ter uma participação na Aston Martin tem a ver em aproveitar sinergias com a Lotus Cars. O resto dos veículos do catálogo da Geely não encaixam muito com a filosofia da Aston Martin.

A Geely não é o único nome que é considerado para entrar no capital da Aston Martin. Anteriormente surgiu o multimilionário canadense Lawrence Stroll, o dono da equipe de Fórmula 1 Racing Point, onde compete seu filho, Lance Stroll. Comentou-se que poderia adquirir uma boa fatia.

Até agora os mercados reagiram positivamente diante do interesse da Geely, as ações reagiram 11% ao dia, até chegar aos 15% de ganho hoje. Isso deixa os títulos em 4.78 libras, o que está quase 20 libras abaixo do preço da oferta pública de ações em outubro de 2018.

A Aston Martin tem muitas esperanças no SUV DBX, desde novembro conta com 1.800 pedidos, o que melhora o desempenho comercial de qualquer Aston Martin que tenha sido oferecido previamente. Inclusive em marcas de superluxo os SUVs estão salvando balanços e resultados. Até a Rolls-Royce atingiu um recorde com o Cullinan e ultrapassou os 5.000 carros em 2019.

Modelos como o DBX implicam um aumento do lucro por unidade, devido ao maior fator polivalente deste tipo de carro. Não são esportivos puros, mas são mais utilizáveis, especialmente enfrentando estradas de má qualidade ou para que viajem quatro pessoas com mais comodidade. Na verdade, a China se postula como seu principal mercado.

Se a Geely ingressar na participação acionária da Aston Martin, o fará em um excelente momento. O DBX animará as vendas e o dinheiro fluirá muito bem. Além disso, o fantasma do Brexit sem acordo está desaparecendo (haverá divórcio amistoso), e as ações da Aston Martin estão muito próximas do seu piso de cotação, 3.71 libras nos últimos 52 meses.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail
Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter