AUDI S3 SEDAN 2021: ELEGÂNCIA E ESPORTIVIDADE DANDO AS MÃOS

Acabou a espera. Durante os últimos meses viemos seguindo muito de perto o processo de desenvolvimento da nova geração do Audi S3 Sedan. Um modelo que já é oficial, uma vez que foi apresentado ao público. O renovado sedan esportivo compacto da Audi traz consigo novidades das mais interessantes. E não se trata somente da parte estética, pois também devemos observar a tecnologia, a mecânica e a regulagem do chassi.
Esteticamente as mudanças são evidentes. Tomando como ponto de partida o novo Audi A3 Sedan que inicio recentemente sua jornada comercial, foi desenvolvida esta versão S. Exibe diversos traços diferenciadores como a grade Singleframe junto a entradas de ar frontais de tamanho considerável. Além disso, as carcaças dos espelhos retrovisores externos estão acabadas em alumínio brilhante.
É possível equipar faróis matrix LED e na traseira, além de um grande difusor, há quatro saídas de escape que ajudam a acentuar a aparência esportiva. A isso devemos adicionar as rodas de liga leve de 18 polegadas equipadas de série, embora opcionalmente seja possível optar por outras de 19 polegadas.
Com relação ao modelo anterior as dimensões mudaram. O novo S3 Sedan é maior, o que se traduz em um habitáculo ligeiramente mais espaçoso. Com relação às suas dimensiones, mede 4.500 mm de comprimento, 1.820 mm de largura, 1.430 mm de altura e conta com uma distância entre-eixos de 2.650 mm. O porta-malas acomoda 370 litros.
Quanto ao interior do novo S3 Sedan, encontramos um habitáculo esportivo e da mesma forma elegante. Uma das novidades mais chamativas são os novos bancos esportivos cujo estofamento é fabricado em grande parte com material reciclado. As inserções decorativas em alumínio e carbono ajudam a criar um ambiente mais esportivo.
O equipamento tecnológico é bem completo. Conta com um quadro de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit de 12.5 polegadas, uma tela táctil de 10.1 polegadas para controlar o sistema multimídia que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, um carregador sem fios para telefones móveis compatíveis e inclusive a possibilidade de equipar um Head-Up Display (HUD).
A lista de sistemas de assistência à condução é igualmente suficiente com o Audi pre sense front, que oferece o aviso de saída involuntária de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa, assistente de estacionamento e o assistente de tráfego cruzado.
Com relação à parte mecânica, que é uma das chaves principais deste modelo, cabe destacar que debaixo do seu capô se encontra um motor a gasolina 2.0 litros TFSI de 310 cv e 400 Nm de torque máximo. Em comparação com o modelo anterior, é 10 cv mais potente. E sem recorrer à eletrificação, algo a destacar tendo em conta os tempos que correm. Esse motor está acoplado a uma transmissão S tronic de sete velocidades e um sistema de tração integral quattro.
Graças a essa mecânica, o novo S3 Sedan é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h, que é limitada eletronicamente. Com o sistema Audi drive select, equipado de série, poderemos espremer ao máximo este conjunto mecânico. Além disso, é possível também contar com o trem de rodagem esportivo S com controle de amortecimento.
Quanto à sua chegada aos concessionários, a verdade é que o livro de pedidos do novo S3 Sedan já está aberto nos principais mercados onde será vendido. A comercialização está em marcha desde este mês de agosto. Está previsto que as primeiras unidades desembarquem nos concessionários a partir de outubro, antes de finalizar este ano.