BENTLEY ‘BELONGING BENTAYGA’ BY STEPHEN WILTSHIRE: UM ‘ART CAR’ QUE INCLUI MONUMENTOS FAMOSOS DE TODO O MUNDO

A Bentley tem um novo ‘art car’ que celebra a diversidade e a inclusão. Parte da estratégia Beyond100 da empresa é tornar-se o fabricante de automóveis de luxo mais sustentável, e o lançamento do ‘Belonging Bentayga’, denominação desta criação, é outro passo nesse esforço.
A Bentley contratou o artista britânico Stephen Wiltshire para que pintasse à mão um Bentayga de cor Alpine Green. Dito e feito: o SUV britânico foi personalizado com 29 monumentos de New York, Londres, Paris, Roma, Milão, Veneza, Tokyo e Hong Kong, junto a pessoas de todo o mundo. Cada lado do SUV representa um continente diferente.
A divisão Bentley Excellence Center desenvolveu a pintura com um processo único. Pela primeira vez, foi pintado à mão um Bentley com esta nova técnica em sua fábrica de Crewe.
Wiltshire, um gênio que pode desenhar uma paisagem depois de vê-la uma só vez, foi diagnosticado com autismo aos três anos e ficou mudo quando ainda era criança. Sua família e os médicos logo descobriram que ele se comunicava através do desenho.
O Belonging Bentayga é o terceiro ‘art car’ do fabricante britânico. Em 2021, após reconhecer a importância das perspectivas diversas, revelou o Unflying Spur. Um ano antes, a Bentley apresentou um Continental GT Convertible com temática de arco-íris. O quadro de funcionários da empresa é formado por 52 nacionalidades e tem presença em 67 países.
O Belonging Bentayga toma como base uma versão Hybrid. Utiliza um powertrain híbrido plug-in com 450 cv combinados, a partir de um motor 3.0 V6 turbo com 340 cv e uma unidade elétrica de 128 cv. A bateria, de 17.3 kWh brutos de capacidade, proporciona uma autonomia elétrica de 40 km e pode ser carregada em 2 horas e 30 minutos.
O Bentayga tornou-se rapidamente o modelo mais vendido da marca, após o seu lançamento em 2016. Na verdade, em 2022 significou 42% das vendas da Bentley, enquanto que o Continental GT e o GT Convertible representaram outros 30%.
O inegável sucesso do SUV permitiu à marca britânica obter um volume de negócios recorde. No ano passado, a Bentley quase duplicou o seu lucro operacional em comparação com 2021, lucrando 708 milhões de libras esterlinas. Porque a sustentabilidade não deve estar em desacordo com as finanças.