BENTLEY FLYING SPUR SPEED 2025: O BENTLEY DE QUATRO PORTAS MAIS PODEROSO DE TODOS OS TEMPOS
A Bentley está lançando o seu primeiro supercarro de quatro portas - o novo Flying Spur, agora em sua quarta geração, após quase duas décadas definindo o sedan de luxo com desempenho máximo.
Lançado inicialmente com foco no desempenho, o novo Flying Spur Speed é construído em torno do novo powertrain Ultra Performance Hybrid da Bentley, conferindo-lhe uma gama extraordinária de capacidades. Em um extremo, ele é capaz de uma condução tranquila e silenciosa no modo totalmente elétrico (EV) por até 76 km, ideal para zonas de emissão zero ou viagens urbanas, com emissões de CO2 90% menores que as do Flying Spur Speed anterior. Quando se deseja uma condução mais enérgica, os 782 cv combinados do Bentley V8 - 147 cv a mais que o modelo anterior - e o motor elétrico proporcionam um desempenho sensacional, atingindo 0-100 km/h em apenas 3.5 segundos, meio segundo mais rápido que o seu antecessor. Poucos veículos no planeta podem ostentar uma gama de capacidades tão ampla; nenhum faz isso com a sofisticação, equilíbrio ou luxo do novo Flying Spur, justificando a afirmação da Bentley de que este é seu primeiro supercarro de quatro portas.
Embora o design exterior mantenha em grande parte o estilo familiar, muscular e elegante da terceira geração do Flying Spur, lançada em 2019, é sob a carroceria que ocorrem as maiores mudanças - com o novo conjunto motriz combinado a uma nova arquitetura elétrica, que traz o mais moderno conjunto de tecnologias automotivas já instaladas em qualquer sedan de luxo verdadeiro.
As atualizações internas aprimoram o já requintado interior do Flying Spur com novas opções de costura, couro com padrão 3D de diamante estendido para as portas e pilares, e novos recursos de bem-estar, como ionização de ar inteligente e a opção de ajuste postural automático em todos os quatro bancos, proporcionando ainda mais possibilidades de personalização ilimitada. Enquanto isso, a introdução do My Bentley App Studio traz uma gama de aplicativos úteis diretamente ao alcance do condutor.
Desempenho superior, emissões reduzidas
O powertrain Ultra Performance Hybrid do Flying Spur Speed com tração integral combina um avançado motor V8 biturbo de 4.0 litros com 600 cv e um motor elétrico de 190 cv, integrado de forma discreta na transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades. No modo Sport, esse sistema oferece um total de 782 cv e 1.000 Nm de torque, com o torque instantâneo do motor elétrico complementando o som característico do V8. Comparado ao modelo Speed anterior, o novo Flying Spur Speed oferece maior torque em baixas rotações, torque máximo mais alto e maior potência em toda a faixa de rotação.
O torque do sistema aumentou mais de 11% em comparação com o Flying Spur Speed movido com o motor W12, passando de 900 Nm para 1.000 Nm. A potência total também aumentou em 19%, de 659 cv para 782 cv, tornando o novo Flying Spur o sedan mais potente já criado pela Bentley.
O novo motor V8 de 600 cv e 800 Nm - sem o tradicional sistema de vácuo e com uma pressão de injeção de combustível de 350 bar (elevada de 200 bar) - oferece uma combustão mais limpa e emissões reduzidas. Com o motor elétrico eliminando o atraso do turbo, foram utilizados turbocompressores de rolagem única, que reduzem a complexidade e permitem que operem a temperaturas mais altas, minimizando as emissões. Portanto, não é necessário hardware de desativação de cilindros, já que o motor pode ser desligado completamente ao utilizar o motor elétrico.
No modo totalmente elétrico (EV), o motor elétrico oferece 190 cv e 450 Nm de torque, mais do que suficiente para acompanhar o trânsito em muitas situações, enquanto a bateria de 25.9 kWh proporciona até 76 km de autonomia elétrica (no ciclo de condução da UE). Juntos, o V8 e o motor elétrico fornecem ao novo Flying Spur uma autonomia total de 829 km. O modo elétrico completo pode ser utilizado em velocidades de até 140 km/h, com aplicações do acelerador de até 75%. A bateria pode ser totalmente recarregada em apenas 2 horas e 45 minutos, graças às melhorias significativas no carregador e na capacidade da bateria, com uma potência de carregamento máximo de 11 kW.
O sistema de propulsão gerencia os fluxos de energia de acordo com o modo escolhido - modo EV puro, impulso elétrico, frenagem regenerativa e, o mais importante para este novo Flying Spur, um modo de carregamento, onde o motor aciona as rodas e carrega a bateria ao mesmo tempo.
O Bentley Performance Active Chassis vem de série com o Flying Spur Speed. Os recursos do novo e sofisticado sistema incluem o Bentley Dynamic Ride e direção nas quatro rodas, junto com um diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente. Uma nova geração de software de controle do ESC (controle eletrônico de estabilidade) permite uma variedade de estilos de condução e oferece tração confiável em todas as condições. Com a distribuição de peso de 48.3 - 51.7 do novo carro, os sistemas do chassi e o ESC têm uma plataforma mecanicamente otimizada para fornecer refinamento final. O sistema usa vetorização ativa de torque da frente para trás por meio de um diferencial central, e vetorização de precisão em cada eixo usando os freios.
Os novos e avançados amortecedores de válvula dupla permitem que a compressão e o amortecimento de retorno sejam controlados separadamente, criando uma clara diferenciação das capacidades dinâmicas entre os modos Comfort, Bentley e Sport. O controle de carroceria do modo Sport da geração anterior foi mantido, enquanto o conforto no modo Comfort foi significativamente melhorado.
Design expressivo e distintivo
O caráter voltado para o desempenho do novo Flying Spur Speed é realçado pelas mais recentes melhorias de design. Acabamentos externos em tom escuro conferem uma sensação esportiva e técnica, enquanto a nova grade exclusiva da versão Speed, o para-choque dianteiro e o difusor traseiro criam um visual renovado e marcante. O pacote aerodinâmico Styling Specification agora é finalizado na cor da carroceria, embora os proprietários possam optar pelo acabamento em fibra de carbono.
Novas lâmpadas LED de boas-vindas, integradas nas portas, projetam uma versão animada do logotipo Bentley Wings no chão sempre que as portas dianteiras são abertas. Essa nova aplicação da tecnologia de ‘escultura de luz’ da Bentley teve sua primeira implementação no coupé Batur, feito sob medida pela Mulliner.
Novas rodas de 22 polegadas com dez raios inclinados estão disponíveis em duas versões (cinza pintado e brilhante usinado, e preto pintado), além de outros dois desenhos de 22 polegadas, disponíveis em acabamentos pintados: Black Painted, Dark Tint e Pale Brodgar Satin.
No interior espaçoso, os ocupantes desfrutam da mais recente expressão do renomado design e artesanato manual da Bentley, com novos designs de banco que apresentam costura de diamante 3D e um padrão de perfuração revisado na seção central do banco. Couro com padrão de diamante 3D cobre as portas e pilares centrais (B). Complementando os acabamentos escuros do exterior, o novo (e opcional) acabamento Dark Chrome Specification oferece uma estética contemporânea e dá um caráter sutil ao interior. Esse acabamento aplica-se a maçanetas, interruptores, telas de alto-falantes e várias outras áreas do habitáculo. Novos gráficos de instrumentação para o condutor completam o pacote de melhorias de design, enquanto o aclamado Bentley Rotating Display, com sua opção de tela de alta definição de 12.3 polegadas, três mostradores analógicos ou um lado ininterrupto de madeira artesanal, continua sendo uma opção disponível.
Os clientes continuam a ter dezenas de bilhões de possibilidades de configuração - antes mesmo de explorar o mundo infinito de personalização oferecido pela divisão exclusiva de personalização e carroceria da Bentley, a Mulliner. A capacidade de um cliente especificar um Flying Spur totalmente único, adaptado aos seus gostos e personalidade, destaca a habilidade do carro em entregar o poder das possibilidades.
A gama de cores de pintura de 101 tonalidades pode ser expandida para qualquer cor do passado da Bentley, e a personalização de cores também está disponível. Para o interior, 22 cores primárias de couro, 11 tons secundários e quatro combinações de cores proporcionam mais de 700 combinações possíveis de cores de couro, sem contar com costuras contrastantes, tubulações ou recursos personalizados. Os couros são combinados com oito opções de acabamento em madeira e mais três acabamentos técnicos - que podem ser utilizados como acabamentos simples ou duplos, além de poderem ser combinados com qualquer cor de couro interior ou pintura exterior.
O novo Flying Spur oferece três sistemas de som. O sistema padrão conta com 10 alto-falantes e 650 watts, enquanto um sistema Bang & Olufsen de 1.500 W e 16 alto-falantes com telas iluminadas é voltado para clientes com estilo de vida mais dinâmico. Um sistema Naim de 2.200 W, com 19 alto-falantes, Active Bass Transducers embutidos nos bancos dianteiros e oito modos de som, é oferecido para verdadeiros audiófilos. O vidro acústico laminado é mantido no para-brisa e nas janelas laterais, resultando em uma redução de nove decibéis no ruído externo em comparação com o vidro não acústico.
Conveniência, Bem-Estar e Segurança
A quarta geração do Flying Spur Speed se beneficia da mais recente arquitetura elétrica, proporcionando um avanço significativo nas tecnologias de infotainment e assistência ao condutor. O resultado é uma experiência contínua em termos de bem-estar, sistemas de assistência ao condutor, entretenimento e serviços de carro conectado.
Pela primeira vez no Flying Spur, a opção Wellness Seating Specification está disponível em todos os quatro bancos. Isso inclui o Seat Auto Climate e o Postural Adjust, que medem e mantêm a temperatura corporal ideal por meio de aquecimento e ventilação por zonas, além de ajustar suavemente a pressão nos músculos dos ocupantes durante a viagem para reduzir a fadiga.
O visor de ambiente (mostrado no painel de instrumentos do condutor) apoia e facilita a condução no modo semi-assistido, mostrando como o carro responde a outros veículos. A compreensão do ambiente ao redor permite o uso do Intelligent Park Assist, o mais recente sistema de auto-estacionamento com controle de velocidade.
O bem-estar e o conforto do condutor e dos passageiros são aprimorados por um sistema de ar-condicionado que agora inclui ionizadores de ar, um novo filtro de partículas e visores que mostram a qualidade do ar dentro e fora do veículo. O sistema também se sincroniza com o sistema de navegação por satélite do carro, prevendo quando pode ser necessário melhorar a qualidade do ar no habitáculo (por exemplo, recirculando o ar da cabine ao passar por um túnel).
Houve melhorias em recursos essenciais, como Apple CarPlay sem fio, Android Auto sem fio e atualizações de mapas via over-the-air. Além desses recursos, os clientes que emparelham seus smartphones desfrutarão de serviços conectados, como:
- Status de carregamento remoto, permitindo monitorar e controlar o carregamento do veículo quando conectado;
- Remote Park Assist, que possibilita ao cliente estacionar ou chamar o veículo remotamente pelo celular;
- Pré-condicionamento da cabine remoto, garantindo que o clima no carro esteja ajustado antes de começar a viagem, incluindo o aquecimento dos bancos.
A cada ano, novos recursos estarão disponíveis, como a previsão de sinal verde, já ativada em grandes cidades nos EUA e Europa, permitindo uma condução suave pelo centro da cidade.
O novo My Bentley App Studio é a mais recente adição ao ecossistema digital da Bentley para os clientes. Os usuários terão acesso a uma ampla variedade de aplicativos veiculares e de terceiros, que podem ser baixados diretamente no sistema de infotainment, de forma independente de um smartphone. Os aplicativos incluem música, vídeo, jogos, navegação, estacionamento e carregamento. Todos os aplicativos são integrados de forma segura e confiável no sistema, podendo ser usados mesmo durante a condução. O portfólio de aplicativos é adaptado especificamente para cada mercado.
Spur of The Moment
Para celebrar o lançamento do novo Flying Spur, a Bentley fez parceria com ícones do mundo do automobilismo, tanto novos quanto experientes. O campeão mundial de F1 de 1996, Damon Hill, se juntou à estrela em ascensão e piloto da Williams F1 Academy, Lia Block, em uma demonstração dinâmica das habilidades do carro na pista. A cena conta ainda com uma participação surpresa do ex-piloto de F1 e agora lendário comentarista Martin Brundle, que chega no Bentley EXP Speed 8, o mesmo que ele pilotou nas 24 Horas de Le Mans em 2001.